Pular para o conteúdo principal

Bares fiscalizados

Itabuna intensifica fiscalização em bares e similares
A Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo de Itabuna está intensificando a fiscalização em toda a cidade, visando coibir os abusos praticados por proprietários de bares, restaurantes e similares que costumam obstruir os espaços públicos colocando mesas e cadeiras nas calçadas e praças. A prática impede a circulação de pessoas, pondo em risco a segurança do cidadão itabunense.
Segundo o secretário Carlos Leahy, a princípio, está sendo realizado um trabalho educativo, orientando os infratores para as penalidades previstas na Lei Municipal nº 1.331 – Código de Posturas do Município. “Neste sentido, mostramos aos proprietários de bares e similares que costumam utilizar a via pública para que se organizem, mesmo porque existem lugares que não é permitido tal ocupação e todos terão que se adequar ao que estabelece a lei”, destaca.
A equipe de fiscalização conta com 12 servidores que visitam os estabelecimentos comerciais localizados em praças, ruas e avenidas em todo o perímetro urbano da cidade, mostrando a necessidade de se fazer esta mudança de hábito. Carlos Leahy vem recebendo muitas reclamações da comunidade, que deixa de passar pela calçada por causa da ocupação desordenada que está acontecendo.
“Acredito que através do diálogo e das ações educativas iremos sensibilizar esses comerciantes para que eles tenham consciência da necessidade de mudanças em benefício da nossa cidade, tornando-se desnecessária a aplicação das penalidades previstas em Lei”, arrematou o secretário. Ele acrescenta que o trabalho resultará num melhor ordenamento das atividades desenvolvidas no setor de bares e restaurantes.

Penalidades

Para quem pratica esse tipo de infração, no caso da reincidência, o Código de Postura do Município prevê aplicação de multa. A persistência no ato infracional implicará na remoção do material que está em via pública. Os principais locais proibidos por lei são as avenidas principais de Itabuna, praças e calçadas onde existe um fluxo intenso de veículos e transeuntes.
Em determinados locais, a Secretaria estudará a viabilidade de adequar a ocupação à metade do passeio, se houver condições de passagens de pedestres. “Caso contrário, vamos aplicar a Lei e os comerciantes deverão buscar uma forma de manter as mesas no interior do seu estabelecimento”, afirma. A fiscalização também está sendo intensificada na área central da cidade, para impedir que os lojistas coloquem equipamentos ou expositores de mercadorias nas calçadas das ruas e avenidas, a exemplo da Cinquentenário.
Texto: Erivaldo Bomfim - Repórter: Paulo Leonardo - Foto: Waldyr Gomes


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.