Pular para o conteúdo principal

Encerramento

Itabuna encerra VII Encontro Pedagógico com Rede Municipal

Chegou ao fim na tarde desta sexta-feira (17) o VII Encontro Pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Itabuna que reuniu durante dois dias mais de 1.500 profissionais da Educação. A programação foi encerrada com a realização de dois minicursos abordando as temáticas “Professor frente ao desejo do outro e a sua própria história” e “Autoconhecimento e as relações interpessoais”. O evento marcou a abertura oficial das comemorações pelos 99 anos de emancipação política e administrativa da cidade.
O secretário municipal da Educação, Gustavo Joaquim Lisboa, enfatizou a importância da discussão da temática escolhida para o Encontro – Valorizar o “EU” para Construir o “NÓS” - no contexto da escola e no que diz respeito à valorização do profissional da Educação. Ele destacou alguns fatores que interferem no processo de ensino-aprendizagem e o quanto os educadores itabunenses têm buscado superar essas questões com muita competência e compromisso.
Gustavo citou o exemplo dos resultados excelentes obtidos pela Rede Municipal de Ensino na Provinha Brasil e os avanços conquistados pelos alunos das Classes de Integração e Recursos (CIR) assistidos pelo Programa Laboratórios de Aprendizagens (Lapis). “Nos primeiros ciclos avaliativos do trabalho do Lapis, neste ano, já constatamos um crescimento singificativo no percentual dos alunos que avançaram para o nível alfabético”, disse Lisboa.
Durante o Encontro Pedagógico, o secretário entregou ao coordenador da Promotoria Pública, Clodoaldo da Anunciação, a proposta do Projeto de Lei para a Eleição de Gestores da Rede Municipal. Ele explicou que o documento foi elaborado por uma comissão formada por todos os segmentos da Educação e que, após parecer da Promotoria, será submetido à apreciação e aprovação da categoria. Em seguida, como Projeto de Lei, será submetido à votação da Câmara de Vereadores.

Motivação

Convidado a proferir a conferência de abertura do Encontro, o professor Roberto Belotti, do Paraná, abordou os resultados que podem ser obtidos no processo de ensino e aprendizagem a partir da motivação do professor. “Primeiro, na profissão do professor você tem que ter vocação é uma coisa que vem do coração e algo que o professor na verdade desenvolve durante a vida mais a essência ele tem que ter. Primeiramente, ele deve ter prazer naquilo que ele faz ele tem que encontrar o sentido e o sentido do que ele faz ter um significado”.
“O professor deve ter consciência do que representa o trabalho que ele realiza para ele, para a escolar, para seus alunos e a sociedade. A partir do momento que o professor conseguir enxergar isso eu digo que ele encontra o sentido naquilo que ele faz”, disse Belotti.
Ele lembrou alguns fatores que podem contribuir para a motivação do professor: “respeitar seus limites, aceitar-se e se gostar”. O VII Encontro Pedagógico da Rede Municipal de Ensino contou ainda com minicursos ministrados pelo professor Belotti e os professores Lindomar Coutinho e Edileide Castro.
Texto: Erivaldo Bomfim, foto Valdir Gomes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.