Pular para o conteúdo principal

ARTE:

Espetáculo de arte e cultura marca Semana de Pessoa com Deficiência

Cerca de 80 alunos com deficiência assistidos pelo Centro Psicopedagógico da Educação Inclusiva (Cepei) de Itabuna apresentaram espetáculos artísticos na 2ª Mostra de Arte promovida pelo Centro que aconteceu na quarta-feira (26), no Centro de Cultura Adonias Filho. Com o tema “Eu e Itabuna uma História de Conquistas”, o evento teve o objetivo de comemorar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência (semana do excepcional), proporcionando ao público uma programação artística e cultural, envolvendo apresentações de dança, coreografias e recital de poesias.
Um momento especial da Mostra foi a premiação Kaique Marcos, que tem o intuito de valorizar as práticas pedagógicas promovidas pelos professores de estudantes especiais da rede municipal de ensino. A edição 2009 premiou na categoria Educador Inclusivo a professora Maria José de Lima Braga, que obteve destaque com o projeto “Ciranda de Livro” desenvolvido com sete alunos deficientes da Escola Jorge Ribeiro Carrilo.
A assessora psicopedagógica para educação inclusiva, Milene Dantas Azevedo, explica que a mostra é um espaço criado para dar visibilidade a todo o trabalho pedagógico e cultural desenvolvido pela equipe do Cepei com os alunos durante todo o ano. “O aluno deficiente é capaz, tem suas potencialidades, seus talentos é isso que pretemos evidenciar nos espetáculos” frisa a assessora.
Ainda foram expostos ao público os produtos artesanais produzidos pelos pais dos estudantes. “Realizamos atividades com os pais em oficinas de arte, onde eles pintam panos de prato, bordam tecidos e sandálias de borracha, confeccionam fuxicos”, explica Milene Dantas. A diretora do Cepei, Tatianny Silva Oliveira de Souza, complementa que esse trabalho artesanal é realizado com os pais nos momentos em que eles ficariam ociosos esperando seus filhos na recepção do Centro.
O evento contou com um público de mais de 500 pessoas, entre estudantes especiais e seus pais que acompanharam o show de poesias e danças coreógrafadas pela professora de Educação Física do Cepei, Rosane Cardoso. Rosane Cardoso, que foi responsável pelas sete coreografias da Mostra, ressalta que esses trabalhos lúdicos são de extrema importância para o desenvolvimento dos alunos. Ela ainda comenta que os ensaios foram realizados de segunda a sexta, com carga horária diária de 1h e 30 min, num período de 25 dias divididos entre os ensaios individuais e coletivos. “É muito gratificante observar o crescimento dos alunos. O melhor método para preparar um show desses é dedicar muita atenção e carinho para os alunos” frisa a professora.
Teresinha Freitas de Andrade, mãe de Pablo Gonzalez (32) que frequenta o Cepei a 3 anos, afirma que seu filho teve um grande desenvolvimento após o ingresso no Centro. Ela destaca também a diversidade de atividades e atendimentos disponibilizados para os alunos deficientes. “Os alunos são atendidos por fonoaudiólogas, psicólogas, além disso, têm aulas de computação, dança e outras atividades”, diz Teresinha de Andrade.
Ela observa que são trabalhos como o do Cepei que proporcionam a inserção de deficientes na sociedade. “Meu filho mesmo com deficiência intelectual estuda no Caic sabe ler e escrever, também pratica esportes como natação e capoeira. Tudo isso é resultado do amor e carinho da família e de toda a equipe do Cepei”, finaliza Teresinha de Andrade.
Texto: Natália Tavares Foto: Pedro Augusto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.