Pular para o conteúdo principal

Qualidade de Vida:

Saúde e qualidade de vida na Secretaria da Educação

Anemia falciforme, ecologia interna e fortalecimento da rede de proteção contra o abuso e exploração sexual das crianças e dos adolescentes foram os temas do Encontro de Gestores da Rede Municipal de Ensino de Itabuna, na quarta-feira (26). Promovido pela Secretaria da Educação, o evento buscou fortalecer a rede de proteção social de forma que possibilite o pleno desenvolvimento das crianças e adolescentes, a partir da escola.
Na abertura do encontro a assessora de Integração Escola Comunidade e Saúde Escolar, Maria da Paz Gonçalves, ressaltou a importância da participação dos diretores e coordenadores escolares no processo de fortalecimento da rede de proteção social, visando assegurar às crianças e adolescentes a plena defesa e promoção dos seus direitos fundamentais. Ela lembrou que estes assuntos fazem parte do cotidiano das escolas e, consequentemente, das famílias dos alunos por elas atendidos.
Proferindo a palestra de abertura do Encontro, o coordenador do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Edson Braz Nascimento, falou sobre a gravidade do problema do Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes e como o professor pode contribuir no sentido de identificar e orientar as possíveis vitimas, com o objetivo de preservar os direitos das crianças e adolescentes abusados e, ou, exploradas sexualmente. Ele também fez um relato dos números registrados no âmbito do estado e do município e informou sobre o trabalho de sensibilização realizado junto às escolas.
Ecologia Interna
Na sequência, o médico homeopata peruano Ruan Perez falou sobre Ecologia Interna, com foco na promoção da saúde e qualidade de vida a partir da mudança de hábitos do ser humano. Ele disse que não adianta promover a defesa dos recursos naturais enquanto não trabalhar a conscientização das pessoas para os cuidados que elas devem ter consigo mesma.
“A partir do momento que nos percebemos como fator preponderante para a existência humana, passamos a cuidar melhor de nossa saúde e, por extensão, de toda as demais criaturas”, frisou Ruan. Ele acrescentou que é necessário criar mecanismos para a promover educação e saúde afim de que, a partir da escola, comece a mudança, com a adoção hábitos alimentares saudáveis.
Anemia Falciforme foi o último assunto abordado no encontro. A médica oncologista Teresa Cristina Cardoso Fonseca e a diretora da Alta e Média Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Lúcia Bezerra de Souza, trataram da assistência e como devem agir os educadores para assegurar a permanência das crianças e adolescentes, vitimas da doença, no ambiente escolar. “É necessário que haja esta preocupação de defendermos o direito do estudante permanecer frequentando normalmente a escola para que no futuro ela não venha ser um adulto portador de uma doença crônica, sem escolaridade e se sinta como um ser inútil na sociedade”, observou Tereza Cristina.
A médica acrescentou que para isso o educador tem que ter conhecimento e entendimento para poder intervir nos casos em que a família, pesando em estar protegendo, queira privar os estudantes vitimas da doença de ir à escola. Ela também lembrou aos gestores escolares que a Anemia Falciforme é uma doença com maior incidência na população negra e ocorre por fatores hereditários e adquiridos.
A diretora de Alta e Média Complexidade da Secretaria de Saúde informou que Itabuna irá dispor até o final deste ano de um Centro de Referência no Tratamento da Anemia Falciforme, com uma equipe multidisciplinar, que atuará também em parceria com a Secretaria da Educação. O Encontro de Gestores da SEC foi encerrado com os informes das assessorias ligadas ao Departamento de Educação Básica.
Texto: Erivaldo Bomfim - Foto: Waldyr Gomes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.