Pular para o conteúdo principal
Mutirão consolida Itabuna como capital brasileira na prevenção do diabetes



Transformar Itabuna na capital brasileira de prevenção do diabetes. O que parecia algo distante começa a se tornar realidade, após o êxito do 5º. Mutirão do Diabético, realizado no último sábado, 14. O evento, promovido pelo Hospital de OIhos Beira-Rio, com o apoio da Prefeitura Secretaria Municipal de Saúde, Associação dos Diabéticos (Asdita), Unimed e Universidade Estadual de Santa Cruz, fez parte das celebrações do Dia Mundial do Diabetes, promovido com o aval da Organização das Nações Unidas, com ações em mais de 150 países.

Durante o mutirão, que contou com a participação de 300 voluntários, cerca de 1.500 pacientes realizaram mapeamento de retina para classificação da retinopatia, sendo que 10% destes passaram por procedimento de fotocoagulação a laser gratuitamente, além de avaliação renal, feita por uma equipe de nefrologistas e bioquímicos. Os pacientes também foram submetidos a exame do pé diabético, sendo que os casos mais graves foram encaminhados para avaliação com equipe de cirurgia vascular.

“É a segunda vez que participo e cada vez é melhor, aqui recebi tratamento nos pés e eles me explicaram tudo muito bem. O atendimento foi ótimo e fui encaminhada para o especialista”, destacou a aposentada Eliane Soares Conceição, 71 anos. Para Valdo Freitas da Silva, de 54 anos, “quando você já tem mais idade, você precisa ser orientado e o mutirão vem na hora certa. Eu nunca tinha feito o exame do toque do pé e hoje eu fiz e realizei o exame dos olhos também”.



FEIRA DE SAÚDE - Na Praça Rio Cachoeira, em frente ao Hospital de Olhos, foi realizada a Feira de Saúde do Diabético, que atendeu cerca de 4 mil pessoas e ofereceu serviços como medida de glicemia capilar, medida de pressão arterial, avaliação cardiometabólica, atividade com o grupo da psicologia, oficina de nutrição, exposição de produtos diets, prevenção bucal, apoio jurídico, atividade física no palco, oficina do pé diabético com o grupo de fisioterapia e enfermagem, e distribuição de materiais educativos e de prevenção foram amplamente distribuídos. Com a Feira de Saúde, Itabuna participou da Campanha Nacional de Detecção de Diabetes com realização de 796 exames, principalmente em pacientes do grupo de risco de diabetes.



ITABUNA AZUL - No palco armado na Feira de Saúde, foram realizadas atividades físicas, apresentação de artistas e de mensagens educativas. Na abertura oficial do evento, que contou com a participação dos parceiros do mutirão, foi executado o Hino Nacional pela Banda da Polícia Militar de Ilhéus, e lançados ao céu 1.500 balões azuis, a cor da campanha. A praça foi decorada com 10 mil balões azuis e na noite do dia 13, diversos pontos de Itabuna foram iluminados de azul, como a Catedral São Jose, a torre da RecordNews, o Hospital de Olhos Beira-Rio, Praça Rio Cachoeira, Farmacias Letícia e Via Pharma, RCM propaganda, FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciência), Torre da UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz), UNIMED Itabuna, UNICRED, Laboratórios LAP e outros pontos da cidade.

O coordenador do Mutirão do Diabético, o oftalmologista Rafael Andrade, destacou que “além de chamar a atenção para uma das doenças que mais matam no mundo e orientar os diabéticos, queremos criar em Itabuna uma cultura de prevenção, que é muito mais eficaz do que o tratamento depois que a doença começa a oferecer riscos à saúde”. O médico André Castelo Branco, professor da Universidade Federal da Bahia e Presidente do Congresso Brasileiro de Prevenção à Cegueira, que será realizado no próximo ano em Salvador, acredita que “através de projetos como o Mutirão do Diabético, “é possível conhecer mais sobre a doença e formar agentes multiplicadores, que vão transmitir as informações aprendidas para os seus familiares e amigos; e, além disso, o projeto ensina para estas pessoas como se cuidar e as estimulam a continuar o seu tratamento”.

“Ações sociais como essa nos mostram que podemos colaborar com a melhoria de vida das pessoas que têm diabetes, elas podem se informar e assim cuidar melhor de sua saúde”, ressaltou o secretário Municipal de Saúde, Antonio Vieira. Para a vice-reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz, Adélia Pinheiro, “é uma oportunidade que os profissionais da saúde, a prefeitura e outros órgãos aqui presentes chamem atenção da população para a causa do diabetes e o cuidado com essa doença”. O médico Silvio Porto, presidente da Unimed, cita que “o poder público e a iniciativa privada se unem e lutam juntos para que a população tenha conhecimento sobre essa doença e acima de tudo tenha acesso ao tratamento adequado”.

A presidenta da Asdita, Keller Veruska, declarou que “essas ações são de grande importância para os portadores da doença. A comunidade só tem a ganhar, porque dispõe no Mutirão de uma estrutura com orientações, exames, o que consequentemente os estimula a cuidar mais de sua saúde”. Para o prefeito de Itabuna, José Nilton Azevedo, “é a população mais carente que precisa de atendimento especializado e essa iniciativa privada mostra que podemos cuidar dos outros, principalmente dos que mais precisam”.

Texto: Divulgação / Fotos: Vinícius Borges

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unidade Saúde elimina filas ao atender pacientes com hora marcada

Uma das novidades mais importantes e aplaudidas pelos moradores do bairro de Fátima é o atendimento com agendamento na Unidade de Saúde da Família Fátima I (USF). A proposta, implantada logo após a reforma da unidade pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem como objetivo eliminar filas de espera para as diferentes consultas médicas e especialmente humanizar o atendimento na rede de atenção básica.  “Essa ideia é muito boa, principalmente para quem trabalha no comércio e não tem tempo a perder no dia a dia para uma consulta médica”, afirma a comerciária Neusa Azevedo de Andrade, residente na Rua São José, no Fátima. Segundo ela nem sempre os patrões são tolerantes quando o empregado falta mesmo em caso de doença.

Sistema viário ligando BR 324 a Águas Claras será aberto neste domingo

Do - Jornaldamidia.com.br -  Data:   30-08-2016 Faça um comentário O novo sistema viário é formado por uma via marginal à BR-324. (Foto: GOV-BA) O novo sistema viário BR-Águas Claras, mais uma obra do Governo do Estado em Salvador, será inaugurada neste domingo (4), às 9h, pelo governador Rui Costa. Executada pela  Companhia  de  Desenvolvimento  Urbano do Estado da Bahia (Conder), a obra integra a futura Avenida 29 de Março, via responsável pela ligação entre a Avenida Orlando Gomes, já duplicada pelo Governo, e a BR-324. Essas intervenções urbanas fazem parte da Linha Vermelha, corredor que vai ligar os bairros de Piatã e Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Com  investimento  de R$ 50 milhões, o novo sistema viário é formado por uma via marginal à BR-324, com extensão de 1,9 quilômetro incluindo um viaduto sobre a Rua Celika Nogueira, e um conjunto de vias totalizando 4,2 quilômetros, dispondo de alças de acesso à BR...

RUI COSTA DO PT EM ITAPÉ NESTE SÁBADO

GOVERNADOR DO PT DA BAHIA EM ITAPÉ, SERÁ QUE VEM ANUNCIAR A DATA DA INAUGURAÇÃO DA BARRAGEM NA ESTIVA?. Do - itapenoticias.com.br  - No próximo sábado 02/04, o governador do estado, Rui Costa, visita Itapé onde vai inaugurar o moderno Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), unidade que vai integrar os trabalhos das polícias Militar e Civil, e reforçar a segurança no município. O distrito foi um pedido pessoal da prefeito Pedro Jackson Brandão (Pedrão) junto ao então Chefe da Casa Civil, no governo Wagner, onde Rui Costa não mediu esforços para viabilizar o projeto, que agora será entregue à população. Encontro escolar  – Logo após a inauguração, o governador também vai visitar o colégio estadual CCAMS. O objetivo da visita é estabelecer uma maior aproximação com a comunidade escolar, afirmando o compromisso do Pacto pela Educação na Bahia.              Imagem interna do DISEP Inaugura...