Pular para o conteúdo principal
Mutirão consolida Itabuna como capital brasileira na prevenção do diabetes



Transformar Itabuna na capital brasileira de prevenção do diabetes. O que parecia algo distante começa a se tornar realidade, após o êxito do 5º. Mutirão do Diabético, realizado no último sábado, 14. O evento, promovido pelo Hospital de OIhos Beira-Rio, com o apoio da Prefeitura Secretaria Municipal de Saúde, Associação dos Diabéticos (Asdita), Unimed e Universidade Estadual de Santa Cruz, fez parte das celebrações do Dia Mundial do Diabetes, promovido com o aval da Organização das Nações Unidas, com ações em mais de 150 países.

Durante o mutirão, que contou com a participação de 300 voluntários, cerca de 1.500 pacientes realizaram mapeamento de retina para classificação da retinopatia, sendo que 10% destes passaram por procedimento de fotocoagulação a laser gratuitamente, além de avaliação renal, feita por uma equipe de nefrologistas e bioquímicos. Os pacientes também foram submetidos a exame do pé diabético, sendo que os casos mais graves foram encaminhados para avaliação com equipe de cirurgia vascular.

“É a segunda vez que participo e cada vez é melhor, aqui recebi tratamento nos pés e eles me explicaram tudo muito bem. O atendimento foi ótimo e fui encaminhada para o especialista”, destacou a aposentada Eliane Soares Conceição, 71 anos. Para Valdo Freitas da Silva, de 54 anos, “quando você já tem mais idade, você precisa ser orientado e o mutirão vem na hora certa. Eu nunca tinha feito o exame do toque do pé e hoje eu fiz e realizei o exame dos olhos também”.



FEIRA DE SAÚDE - Na Praça Rio Cachoeira, em frente ao Hospital de Olhos, foi realizada a Feira de Saúde do Diabético, que atendeu cerca de 4 mil pessoas e ofereceu serviços como medida de glicemia capilar, medida de pressão arterial, avaliação cardiometabólica, atividade com o grupo da psicologia, oficina de nutrição, exposição de produtos diets, prevenção bucal, apoio jurídico, atividade física no palco, oficina do pé diabético com o grupo de fisioterapia e enfermagem, e distribuição de materiais educativos e de prevenção foram amplamente distribuídos. Com a Feira de Saúde, Itabuna participou da Campanha Nacional de Detecção de Diabetes com realização de 796 exames, principalmente em pacientes do grupo de risco de diabetes.



ITABUNA AZUL - No palco armado na Feira de Saúde, foram realizadas atividades físicas, apresentação de artistas e de mensagens educativas. Na abertura oficial do evento, que contou com a participação dos parceiros do mutirão, foi executado o Hino Nacional pela Banda da Polícia Militar de Ilhéus, e lançados ao céu 1.500 balões azuis, a cor da campanha. A praça foi decorada com 10 mil balões azuis e na noite do dia 13, diversos pontos de Itabuna foram iluminados de azul, como a Catedral São Jose, a torre da RecordNews, o Hospital de Olhos Beira-Rio, Praça Rio Cachoeira, Farmacias Letícia e Via Pharma, RCM propaganda, FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciência), Torre da UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz), UNIMED Itabuna, UNICRED, Laboratórios LAP e outros pontos da cidade.

O coordenador do Mutirão do Diabético, o oftalmologista Rafael Andrade, destacou que “além de chamar a atenção para uma das doenças que mais matam no mundo e orientar os diabéticos, queremos criar em Itabuna uma cultura de prevenção, que é muito mais eficaz do que o tratamento depois que a doença começa a oferecer riscos à saúde”. O médico André Castelo Branco, professor da Universidade Federal da Bahia e Presidente do Congresso Brasileiro de Prevenção à Cegueira, que será realizado no próximo ano em Salvador, acredita que “através de projetos como o Mutirão do Diabético, “é possível conhecer mais sobre a doença e formar agentes multiplicadores, que vão transmitir as informações aprendidas para os seus familiares e amigos; e, além disso, o projeto ensina para estas pessoas como se cuidar e as estimulam a continuar o seu tratamento”.

“Ações sociais como essa nos mostram que podemos colaborar com a melhoria de vida das pessoas que têm diabetes, elas podem se informar e assim cuidar melhor de sua saúde”, ressaltou o secretário Municipal de Saúde, Antonio Vieira. Para a vice-reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz, Adélia Pinheiro, “é uma oportunidade que os profissionais da saúde, a prefeitura e outros órgãos aqui presentes chamem atenção da população para a causa do diabetes e o cuidado com essa doença”. O médico Silvio Porto, presidente da Unimed, cita que “o poder público e a iniciativa privada se unem e lutam juntos para que a população tenha conhecimento sobre essa doença e acima de tudo tenha acesso ao tratamento adequado”.

A presidenta da Asdita, Keller Veruska, declarou que “essas ações são de grande importância para os portadores da doença. A comunidade só tem a ganhar, porque dispõe no Mutirão de uma estrutura com orientações, exames, o que consequentemente os estimula a cuidar mais de sua saúde”. Para o prefeito de Itabuna, José Nilton Azevedo, “é a população mais carente que precisa de atendimento especializado e essa iniciativa privada mostra que podemos cuidar dos outros, principalmente dos que mais precisam”.

Texto: Divulgação / Fotos: Vinícius Borges

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.