Pular para o conteúdo principal
Azevedo vai discutir o projeto


da barragem no Rio Colônia


O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo terá audiência na próxima semana, com o secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, Afonso Florence, para esclarecimentos técnicos sobre o projeto de construção da barragem do Rio Colônia. Esta semana, o governador Jaques Wagner anunciou em Itabuna, que dispõe de R$ 40 milhões para a obra, que teria 200 metros de extensão, uma cota de 21,4 metros de altura – 11 metros acima do limite negociado pelo governo municipal com produtores da área - e capacidade de armazenamento de 62,7 milhões de metros cúbicos, o que causaria impacto ambiental maior, exigindo a desapropriação de extensas áreas de terra e deslocamento de milhares de famílias.

A solicitação da audiência partiu de representantes da Associação dos Usuários da Água do Rio Colônia (Auarc), que desejam esclarecimentos sobre o projeto. A preocupação da Auarc é que, desde o anúncio da obra da barragem, os produtores da área não obtêm informações concretas sobre a proposta. “Em função das incertezas, estamos com nossas atividades praticamente paralisadas há nove anos e com sérios prejuízos”, argumentou Lima.

Outra preocupação do empresário é com relação à infraestrutura da área e a realocação de estradas, da rede de energia, de telefonia e outros equipamentos. O Ministério das Cidades definiu o Estado como interveniente executor, responsabilizando-se pela contrapartida, ou seja, a solução de titularidade da área das obras – o que inclui a desapropriação de terras e cuidados de infraestrutura – e sua supervisão, bem como pelos estudos de uso, operação da barragem e processos de licenciamento ambiental, que em rios estaduais são de responsabilidade do órgão da administração direta estadual.

O pecuarista Eustáquio Coelho Lima, da Auac, observa que, em função do anuncio do governador, interessa saber quem vai fazer as estradas e cuidar das obras de infraestrutura. O dirigente da Auarc lembrou ainda outra dúvida, com relação ao pagamento das indenizações das áreas desapropriadas.



Compromisso – Ao considerar que o governo municipal tem um compromisso com os fazendeiros e a população da área onde será construída a barragem do Rio Colônia, o prefeito Azevedo informou que pretende discutir a questão com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia e o próprio governo estadual, que se mostrou sensível a um problema vital para a população itabunense, que é a questão do abastecimento de água. O secretário de Assuntos Governamentais e Comunicação, Walmir Rosário, que tem acompanhado de perto as negociações com os proprietários rurais, também considera importante definir bem os detalhes, “pois o nosso compromisso é trazer benefício para Itabuna, sem causar prejuízos aos donos dos imóveis”.

O prefeito defende uma barragem com capacidade de 30 milhões de metros cúbicos, considerada suficiente para atender à demanda de Itabuna e de Itapé nas épocas críticas. “Daí a necessidade da definição da cota e da extensão das áreas inundadas, reduzindo assim o impacto ambiental do projeto”, afirma Azevedo.





 Texto: Kleber Torres Fotos: Vinícius Borges

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.