Pular para o conteúdo principal
Fundação Marimbeta incrementou metodologia aplicada em 2009


Resgatar o papel da instituição, realizando ações que contribuam para a permanência das crianças e adolescentes nas unidades. Esse foi o objetivo traçado pela Fundação Marimbeta – Sítios de Integração da Criança e Adolescente – para o ano letivo de 2009. Neste sentido, a metodologia trabalhada envolveu conteúdos específicos das oficinas e alguns temas transversais, além da promoção de eventos, torneios e sorteios de brindes os quais motivaram a participação efetiva dos alunos nas aulas.

As atividades garantiram a formação teórica e prática de jovens entre sete e 17 anos que vivem em situação de risco pessoal e social. Assim, cerca de mil crianças e adolescentes, distribuídos nos cinco sítios localizados nos bairros: Antique, Fonseca, São Pedro, Santa Inês e Nova Ferradas, participaram de oficinas de artesanato, bijuteria, bordado, corte e costura (contando com equipamentos profissionais), dança, informática, esporte e lazer, serigrafia, judô e karatê, reciclagem de papel e artes verdes.

Uma programação especial foi realizada ao longo do ano, buscando elevar a autoestima e promover a integração dos assistidos, conforme informou o presidente da Fundação Marimbeta, Geraldo Pedrassoli. “Buscamos incrementar nossas atividades oferecendo aulas diferenciadas, que abrangeram teoria e prática, de modo que conseguimos motivar a frequência dos alunos nas oficinas”, destacou.

Atividades de destaque - Concurso de digitação e o Campeonato Intersítios de Informática movimentaram os alunos das oficinas de informática. Também os jovens dos cinco sítios participaram da 1ª Olimpíada Intersítios, realizada na Vila Olímpica com o objetivo de envolvê-los em práticas esportivas, incentivando a cooperação entre as equipes e uma maior interação entre os beneficiários. A Semana do Meio Ambiente foi outro evento que motivou o alunado na atividade de plantio de árvores, além de reservar um espaço na programação para o debate sobre a coleta seletiva de lixo.

O resultado dos produtos confeccionados pelos alunos nas oficinas de artesanato, bordado, bijuterias e corte e costura foram expostos na Exposição de Agropecuária e Feira de Negócios (Expofenita). O público também pode conferir o repertório do Coral do Sítio II (Fonseca), que chamou atenção pela diversidade musical. Após dois anos sem desfilar, os alunos participaram do Sete de Setembro, uma oportunidade encontrada pela direção da Marimbeta de incentivar o patriotismo.

As atividades não se restringiram apenas à juventude assistida na Fundação, mas abrangeram também as famílias. Para as mães, foi oferecida uma oficina especial de biscuit em comemoração ao Dia da Cidade e ainda encontros com profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), os quais abordavam temática relacionadas a família.

Toda a programação disponibilizada pela Marimbeta para os jovens itabunenses visa envolvê-los, no período diurno, em atividades da educação formal, de 1ª a 4ª série e nas oficinas oferecidas pela Fundação, destinadas à cultura e ao esporte, orientando também para formação profissional.

Texto: Natália Tavares

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.