Pular para o conteúdo principal
Profissionais do BB Educar participam de formação




Alfabetizadores, coordenadores de turmas e intérpretes de Libras (Linguagem do Programa BB Educar “Eu Cidadão” estão participando de um processo de formação inicial, cujo objetivo é capacitar os profissionais nas técnicas de alfabetização para jovens, adultos e idosos no período de 8 meses, duração total do programa. A capacitação, que iniciou na segunda (11), estende-se até o dia 15 de janeiro, no Colégio Lúcia Oliveira.

A programação é composta por oito oficinas, sendo cinco direcionadas para temas voltados à alfabetização: Educação Popular e proposta de alfabetização; Avaliação e planejamento; Literatura para todos; Linguagens e práxis pedagógicas e Incentivo à educação, emprego e geração de renda. As outras três oficinas tratam a temática da diversidade: “Gente, cultura e história local, meio ambiente e humanização”.

“Nosso trabalho é pautado numa proposta de educação popular de metodologia freiriana, a qual valoriza o conhecimento e a realidade de cada sujeito parte do projeto”, explica a coordenadora do programa em Itabuna, Lucinêde Santos Silva.

Ao todo, os 160 alfabetizadores, que ministram aulas para 174 turmas distribuídas nos colégios da rede municipal de ensino, vão desenvolver na 5ª etapa do Projeto o tema “BB Educar Eu Cidadão lê e escreve os 100 anos de Itabuna”, focando em suas ações alfabetizadoras o eixo temático “Alfabetização e cultura popular”. “A cultura popular será retratada valorizando a arte, história, dança, artesanato, canto, sabores e a alegria do povo grapiúna”, ressalta Lucinêde.

No dia 18 de janeiro, os alfabetizadores estarão nos diversos espaços educativos, realizando as aulas para os estudantes jovens, adultos e idosos matriculados no programa.

 Texto: Natália Tavares Fotos: Vinícius Borges

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.