Pular para o conteúdo principal
Novo veículo garante eficiência e economia ao setor de iluminação

Até pouco tempo atrás, o serviço de reposição de lâmpadas no sistema de iluminação pública de Itabuna combinava duas falhas graves: era caro e, ao mesmo tempo, ineficiente, acumulando queixas da comunidade. De acordo com a Secretaria Municipal da Administração, a Prefeitura desembolsava, mensalmente, R$ 23 mil pelo aluguel do caminhão utilizado na manutenção da rede. O último caminhão para servir ao serviço de iluminação foi adquirido ainda na administração do ex-prefeito Ubaldo Dantas, cuja sucata ainda se encontra na oficina da Prefeitura.

O desperdício de dinheiro público era alto, tanto que uma das primeiras medidas do atual governo foi buscar as condições para adquirir um veículo próprio, evitando a despesa com aluguel. O caminhão F-4000, com elevador hidráulico e escada de giro, de 14 metros de altura, já chegou ao município e a expectativa é de que melhore significativamente o serviço do departamento responsável pela iluminação pública pela conservação de parques e jardins. O utilitário, que também servirá para a manutenção de semáforos, é considerado mais seguro que o equipamento usado anteriormente.

Com um custo estimado em R$ 186 mil, provenientes da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), a compra do novo veículo representa grande economia para o município. “Estamos seguindo as diretrizes da gestão municipal, que determina a renovação da frota, revertendo para a compra de equipamentos o valor antes destinado a locações”, explica o secretário da Administração, Gilson Nascimento, salientando que a nova postura traz ainda a vantagem de incorporar bens ao patrimônio municipal.

Lembra o diretor do departamento de iluminação pública, Marcos Magalhães, que, como parte das ações relativas ao centenário de Itabuna, haverá uma renovação da iluminação pública da cidade, abrangendo o centro, bairros e praças. “Nós estamos trabalhando para cobrir todo o município”, afirma Magalhães, acrescentando que o município tem 19.612 pontos na rede de iluminação pública.

A Prefeitura também disponibilizou o serviço “disque-iluminação”, através do fone 8859-6060, para que a população tenha um canal direto com a equipe responsável pela manutenção do sistema em toda a cidade. “Esse telefone está instalado no próprio caminhão e a população se reportará diretamente aos técnicos da iluminação”, relata Marcos Magalhães.

Texto: Natália Tavares Reportagem: Hélio Fonseca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.