Pular para o conteúdo principal
Saúde e Emasa combatem foco de dengue no Nova Itabuna

Um grande foco de dengue no bairro Nova Itabuna, em uma área conhecida como Baixa Fria, começou a ser eliminado nesta sexta-feira (12), em uma operação que envolve a Secretaria Municipal da Saúde e a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa). O criadouro de larvas do mosquito Aedes aegypti foi localizado em um riacho, que estava represado em função do assoreamento.

Na manhã desta sexta, visitaram o local o secretário de Saúde, Antônio Vieira, e o presidente da Emasa, Alfredo Melo, que mantiveram contato com moradores e vistoriaram o início dos serviços de macrodrenagem na área. Para eliminar o foco, serão instalados cerca de 150 metros de manilhas, acabando com o represamento das águas, situação que favorece a reprodução do mosquito transmissor.

Vieira afirmou que a grande quantidade de água parada representava um perigo para a comunidade. “Por isso, buscamos o apoio da Emasa para acabar com o problema, já que temos desenvolvido um trabalho intenso com o objetivo de não enfrentar uma nova epidemia de dengue”, salienta. O secretário aproveitou para também conversar com moradores sobre a importância de que eles verifiquem, dentro de suas casas e quintais, se neles existem poças d’água, reservatórios descobertos (total ou parcialmente) ou qualquer recipiente que possa acumular água.

“Voltamos a lembrar que o Aedes hoje se reproduz tanto em água limpa, como suja”, observou o secretário da Saúde. Segundo ele, além de combater a dengue, a operação no bairro Nova Itabuna também ajudará a prevenir outras endemias, como a leptospirose, e vai ainda ajudar a reduzir a incidência de insetos naquelas imediações.

Dono de um laticínio no local, o empresário José Itajaí de Andrade aprovou a medida da Prefeitura, registrando que a ação ajuda a cidade a “evitar o pior”. Ele também chamou atenção para a responsabilidade de cada pessoa da comunidade na prevenção contra a dengue. “O itabunense tem que ajudar, cada cidadão é responsável pela fiscalização de sua casa e seu quintal”, enfatiza.

Texto: Ricardo Ribeiro / Reportagem: João Ailton – Fotos: Waldyr Gomes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.