Pular para o conteúdo principal
Milhares de fiéis participaram das
festividades de São José em Itabuna



As festividades de São José, padroeiro da Catedral, da Diocese e da Cidade de Itabuna, foram encerradas na noite da última sexta-feira (19), com uma expressiva participação popular, principalmente de católicos e sacerdotes das diversas paróquias que formam a Igreja local. Os festejos do Dia de São José, que começaram com Alvorada Festiva às 5 horas, contaram com a participação da Filarmônica Dois de Janeiro, da cidade de Canavieiras.

Logo após a Solene Procissão que conduziu a imagem do padroeiro por ruas centrais de Itabuna, o bispo diocesano Dom Ceslau Stanula ministrou a Bênção do Santíssimo Sacramento aos fiéis, que ocuparam o largo da Catedral, as imediações da Praça Laura Conceição e parte da Avenida Nações Unidas. O Dia de São José foi marcado ainda por três celebrações – a Missa Festiva celebrada às 7 horas, a Solene Concelebração Eucarística às 10 horas e a Missa de Romaria às 14 horas.

Durante a Missa Solene, presidida por Dom Ceslau e concelebrada por sacerdotes do clero diocesano, com a participação de leigos e autoridades locais, o bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador, Dom João Carlos Petrini, convidado como pregador oficial, ressaltou a importância de São José no contexto da história da salvação e o quanto é necessário, na atualidade, dedicar especial atenção às famílias para que elas possam educar seus filhos imitando a Sagrada Família de Nazaré.

À tarde, a programação foi reiniciada às 14 horas, com a Missa de Romaria, antecedendo a Tradicional Procissão de São José. Ao suplicar a intercessão de São José pela cidade, pelo estado e o país durante sermão, o bispo diocesano de Itabuna lamentou a atitude daqueles que defendem a cultura da morte e desvalorização da família. No encerramento das fetividades, os cantores Góes, Kokó (Lordão) e Hosana Viana interpretaram canções católicas.

Ao avaliar o novenário e festa do padroeiro, o pároco da Catedral, Moizés de Souza, enfatizou que as festividades foram organizadas de maniera que pudessem ressaltar a importância de Itabuna e de São José para a Igreja. O padre lembrou que durante todo o novenário preparatório, ocorrido de 10 a 18 de março, foram trazidos ao conhecimento da comunidade os fatos que marcaram a presença e a atuação da Igreja Católica no processo de desenvolvimento da cidade neste primeiro centenário.

“Durante este resgate histórico, um dos momentos mais marcantes foi a homenagem feita às mulheres da ‘Campanha do Cruzeiro’ que na década de 60 ajudaram na construção da Igreja Matriz de São José, hoje a Catedral Diocesana”, pontuou Moizés. Ele destacou ainda os relatos feitos sobre o Monsenhor Moisés Gonçalves do Couto, que legou à cidade importantes iniciativas, a exemplo da Santa Casa de Misericórdia. O tema central da festa do padroeiro este ano foi “Itabuna: 100 anos sob a proteção de São José”.


Por: Erivaldo Bomfim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.