Pular para o conteúdo principal
Servidores municipais de Itabuna
terão novo regime jurídico

A Secretaria Municipal da Administração está viabilizando a organização do regime jurídico único do servidor municipal e do plano de cargos, carreira e salários. O secretário da Administração, Gilson Nascimento, participou de com o advogado Harrison Ferreira Leite e representantes de sindicatos e associações de trabalhadores, dando início às discussões para o desenvolvimento do projeto.

O trabalho visa atender a diretriz do governo de modernizar o serviço público no município. “Queremos modificar a “roupagem” do serviço público municipal, promovendo os direitos dos servidores através do regime jurídico e do plano de cargos e salários”, frisa Nascimento.

O secretário observou que a administração também está atuando para melhorar o atendimento ao público. “Assim como as empresas privadas atuam em busca do lucro capital, o nosso foco é que a administração pública trabalhe almejando lucro social, que tem no seu resultado o serviço prestado à população”, ilustra Nascimento.

O advogado Harrison Ferreira Leite destacou que os servidores de Itabuna nunca tiveram um regime jurídico disciplinando cargos e atribuições. “O servidor municipal vai deixar de ser regido pelo regime jurídico da CLT, tornando-se estatutários”, esclareceu, acrescentando que os funcionários passarão a desfrutar “dos direitos e a cumprir os deveres inerentes a esse regime laboral”.

Com relação ao plano de cargos, carreira e salários, o advogado ressaltou que, entre outros benefícios, serão estabelecidos cargos e classes, além da previsão de progressões horizontais, ou seja, ascensão do servidor dentro da mesma classe à qual pertence.

No dia 31 de março, Harrison Leite estará reunido com o assessor de projetos, Carlos Góes, e uma comissão formada por servidores para dar continuidade ao projeto.

Texto: Natália Tavares Fotos:Vinícius Borges


Hospital de Base adquire
novo equipamento de Raio-X


O Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães, que funciona como referência para pacientes de mais de 100 municípios da região, incorporou esta semana um novo aparelho de Raio-X. É um modelo inteiramente digital, que vai realizar uma média de três mil exames radiológicos por mês.

Segundo o presidente da Fundação de Assistência à Saúde de Itabuna, Antônio Costa, o novo equipamento não vai apenas garantir mais agilidade e qualidade da imagem, oferecendo melhor suporte para os diagnósticos, como também assegurar mais recursos para o atendimento aos pacientes .

Costa destaca que o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, assumiu o compromisso com a ativação do equipamento e, mais uma vez, cumpriu o combinado. ”Quem ganha com isso são os pacientes e o Hospital de Base, com a oferta de diagnósticos mais precisos”, complementou o presidente da Fasi.

A unidade de Raio-X consta de uma mesa com painel de controle digital instalada numa sala de 49 metros quadrados e mobiliza uma equipe de 18 profissionais, que podem atender até 100 pacientes por dia.

 Texto: Kleber Torres Reportagem: Oswaldo Bispo Fotos: Waldyr Gomes


No centenário, itabunenses vão
contar suas próprias histórias

A ideia trazida pelo projeto “Itabuna: Olhares de um Século” está sendo levada às escolas e entidades de Itabuna. O objetivo é ampliar o envolvimento na proposta, que busca integrar toda a comunidade na comemoração do centenário.

Desenvolvido pela Uesc, em parceria com a Prefeitura de Itabuna e o Colégio Ação Fraternal, o “Olhares de um Século” sugere que estudantes produzam textos sobre fatos marcantes, contando suas próprias histórias relacionadas à cidade. “É antes de tudo um projeto de educação cidadã, que procura estimular os sentimentos e afetividades do itabunense com sua terra natal”, explica o professor Cláudio Zumaeta, que participa do projeto.

A iniciativa contempla pesquisas com os alunos, destinadas à preservação e registro da história local. Uma das vertentes será o resgate de fotografias para a composição de um livro-postal do centenário. Para coordenar os trabalhos, a Uesc constituiu uma comissão, presidida pela professora Janete Ruiz Macedo.

Os eixos temáticos do projeto são história, cultura, sociedade e cotidiano, estando previstos ao longo do ano a realização de seminários, lançamento de livros, elaboração de artigo científico, entre outras ações. A comissão do centenário formada pelo governo municipal está integrada à proposta.

Segundo Zumaeta, escolas e entidades interessadas em participar podem solicitar uma exposição sobre o projeto. As solicitações devem ser encaminhadas para o email zumacosta@yahoo.com.br.

 Texto: Ricardo Ribeiro



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.