Pular para o conteúdo principal
Diocese de Itabuna ordena
dois diáconos permanentes

Dezessete anos após a ordenação dos primeiros diáconos permanentes na Diocese de Itabuna, o bispo Dom Ceslau Stanula presidirá no próximo domingo (11), durante a Festa da Divina Misericórdia, a Solene Concelebração Eucarística na qual, pela imposição de suas mãos e oração consecratória, serão ordenados novos diáconos o empresário Ailton Matos Santos e o funcionário público federal Trajano Osvaldo Ribeiro.

Marcada para as 9 horas, a Celebração reunirá na Catedral de São José, sacerdotes, diáconos, seminaristas, fiéis leigos de diversas paróquias da Igreja Particular de Itabuna, além de convidados de outras dioceses e familiares dos que serão ordenados. Segundo explica o bispo Dom Ceslau Stanula, em sua coluna semanal publicada em jornal local, o Diaconato Permanente é a ordenação de senhores casados que unem em suas vidas os sacramentos da ordem e do matrimônio, com o consentimento de suas esposas, num serviço de especial consagração ao povo de Deus.

“Os diáconos são ordenados para anunciarem a Palavra de Deus, servir o povo de Deus na Liturgia e atuar no serviço da caridade”, argumenta o bispo. O prelado acrescenta ainda que o diácono permanente, sendo casado, não pode ascender ao grau superior do sacramento da ordem, porém, faz parte do Ministério do Cristo Servo, “que veio para servir e não para ser servido”. Dom Ceslau lembra que o diaconato existe desde os tempos apostólicos da Igreja, como pode ser constatado nas Sagradas Escrituras, através do livro dos Atos dos Apóstolos.

“O diácono, desenvolvendo sua atividade no campo da Palavra de Deus, da Eucaristia e das obras de misericórdia, está sendo chamado a promover as ocasiões de encontros, de diálogo, de comunhão na sociedade onde atua. Para isto, é necessário que ele tenha a convicção de que é um sinal sacramental de Jesus Cristo na comunidade”, afirma o chefe da Igreja Católica em Itabuna.

Quem são

Ailton Matos Santos, nascido em Itabuna em 25 de julho de 1959 e batizado em agosto de 1960, é filho de Joaquim Barbosa Santos (in memória) e Luzia Matos Santos tem 4 irmãos Amilton, Fernando, Aparecida e Marlene e doze sobrinhos. Foi secretário do conselho de pastoral da Paróquia N. Senhora da Conceição (Ferradas).

Casado com Evanilda, desde janeiro de 1982, Ailton tem três filhos e três netos. O casal foi dirigente paroquial, Setorial e Diocesano do ECC, coordenou diversas equipes de trabalho do ECC em diversas paróquias, além de atuar como coordenadores da comunidade e do Dízimo na capela da comunidade Bom Jesus, na Rua de Palha. Como coordenador diocesano da pastoral familiar, ao lado da esposa, acumulando a vice coordenação regional Bahia e Sergipe NE III e sub-regional IV do NE III.

Atualmente, Ailton é ministro da palavra e da Eucaristia atuando nas comunidades de Bom Jesus (bairro Maria Matos), Nossa Senhora Aparecida (Roça do Povo), Santo Antônio(Itamaracá), São Paulo da Cruz (Nova Ferradas) sob a orientação do Padre Roque, da Paróquia Santa Maria Madalena.

Trajano Oswaldo Oliveira Ribeiro, nascido em Ferradas, em 20 de agosto 952, é filho de Oswaldo da Silva Ribeiro e Haydee Sellmann Ribeiro. Casado com Elenildes Brito Ribeiro em maio de 1980, não tem filhos. De família tradicionalmente católica iniciou sua participação na Igreja em grupos de jovens da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Ferradas, sob a orientação da irmã Gerusa Amorim.

Nessa mesma época, Trajano conheceu o então seminarista, hoje Padre Gil, da Diocese de Ilhéus, que o incentivou a participar do TLC em 1977 participei e em 1979 ingressou no Movimento de Cursilho de Cristandade, onde permaneceu até o ano de 2005. Em 2002 conclui o curso de Teologia para leigos, também fez disciplinas no Instituto de Teologia de Ilhéus. Trajano tem formação superior em Ciências Econômicas, pela UESC, e pós-graduação na área de Educação, em psicopedagogia.


Diocese de Itabuna
Por - Erivaldo Bomfim

Itabuna recompõe a Comissão de Defesa CivilDiscutidas ações integradas para

Entidades governamentais e não-governamentais se reuniram na manhã desta sexta-feira (09), na sede da União dos Servidores Municipais de Itabuna (Usemi) para recompor a Comissão Municipal de Defesa Civil. Uma das preocupações é elaborar um plano de emergência que possa ser acionado em situações de desastre.

A comissão é coordenada pela Secretaria de Assuntos Governamentais e Comunicação e tem ainda membros de outras áreas do governo municipal, como a Assistência Social, Saúde, Desenvolvimento Urbano, Gabinete e Trânsito. Fazem ainda parte da comissão, entre outras instituições, Tiro de Guerra, Ceplac e Lions Clube.

De acordo com o secretário de Assuntos Governamentais e Comunicação Walmir Rosário, algumas entidades terão que apresentar novos nomes de titulares e suplentes para recompor a Comissão de Defesa Civil. Ele acrescenta que a mobilização das instituições foi solicitada pelo prefeito José Nilton Azevedo (Capitão Azevedo).



Texto: Rosi Barreto Fotos: Waldir Gomes


combate aos crimes ambientais

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Marcelino, promoveu uma reunião com autoridades policiais e organismos ambientais do estado, com o objetivo de discutir estratégias conjuntas de combate aos crimes ambientais. Na agenda, questões como o desmatamento e transporte ilegal de madeira da Mata Atlântica, extração de areia das margens dos rios, reciclagem e depósitos clandestinos de lixo ou entulho e mesmo a comercialização de animais silvestres.
Para o secretário, este foi o primeiro passo para a integração de ações entre município, estado e União, destinadas ao combate a crimes contra o meio ambiente. Uma próxima reunião deverá ser realizada ainda nos próximos dias, com a participação do prefeito Capitão Azevedo, que tem mostrado preocupação com as questões ligadas aos problemas ambientais.

O diretor de licenciamento e fiscalização da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o engenheiro ambiental Nélson Carvalho, disse que a reunião foi proveitosa e teve a participação da Polícia Militar e da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia, além de representantes da guarda municipal e do núcleo de inteligência da Prefeitura de Itabuna.

Carvalho afirma que a reunião foi um passo importante para a estruturação e operacionalização do Departamento de Licienciamento e Fiscalização da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, facilitando inclusive o desenvolvimento de ações conjuntas para evitar o desmatamento, a comercialização de madeira de origem ilegal e a retirada de areia das margens dos rios.

O comandante da Companhia de Emprego Tático e Operacional, Tenente Pinheiro, elogiou a estratégia de integrar ações de fiscalização contra crimes ambientais. Citou como exemplo bem sucedido a experiência já realizada com a Patrulha do Sossego, com excelentes resultados. Lembrou que as multas aplicadas têm um caráter educativo e geram recursos para investimentos em equipamentos de combate aos crimes ambientais.



 Texto: Kleber Torres Reportagem : Marcelo Soares Fotos: Pedro Augusto



Settran realiza vistoria de táxis em Itabuna


A Secretaria de Transportes e Trânsito (Settran) inicia nesta segunda-feira (12) a vistoria da frota de táxis que circulam no município. O procedimento será realizado até o dia 16, de acordo com as placas dos veículos. O horário de atendimento, na sede da Secretaria, será das 8h às 12h e das 14h às 17h30min.

Observa o secretário de Transportes e Trânsito, Wesley Melo, que a renovação dos alvarás está vinculada, além da vistoria dos veículos, à participação obrigatória em curso de atualização em segurança no trânsito. O curso será ministrado no período de 26 a 30 de abril, também na sede da Settran.

Na vistoria são exigidos os seguintes documentos: cópia e original do Certificado de Registro e Licença do Veículo (CRLV), cópia e original da carteira de habilitação (do proprietário e do condutor), cópia e original do RG e CPF, certidão negativa de antecedentes criminais (proprietário e condutor), nada consta do prontuário da CNH (proprietário e condutor), alvará atual e comprovante de endereço (proprietário e condutor).

Abaixo, o cronograma da vistoria:





1 e 2 - Dia 12.04 (segunda-feira)

3 e 4 - Dia 13.04 (terça-feira)

5 e 6 - Dia 15.04 (quarta-feira)

7 e 8 - Dia 15.04 (quinta-feira)

9 e 0 - Dia 16.04 (sexta-feira)





Texto: Rosi Barreto Fotos: Waldir Gomes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.