Pular para o conteúdo principal
Fé e emoção marcaram ordenação
de diáconos permanentes em Itabuna
Ainda repercute no âmbito da Diocese de Itabuna a Solene Concelebração Eucarística na qual foram ordenados diáconos permanentes o empresário Ailton Matos Santos e o funcionário público federal Trajano Oswaldo Ribeiro, ocorrida no último domingo (11), durante a festa da Divina Misericórdia. Marcada por momentos de expressão de fé, emoção e muita beleza, a celebração foi presidida pelo bispo diocesano Dom Ceslau Stanula e contou com a participação de inúmeros sacerdotes, religiosos, religiosas, autoridades e fiéis leigos de diversas cidades do Sul da Bahia.

A ordenação dos novos servos da Igreja aconteceu 17 anos após a instituição dos primeiros diáconos permanentes na Diocese local. Durante a homilia, Dom Ceslau ressaltou a importância do diaconato para o trabalho de evangelização e atendimento aos fiéis nas mais diversas comunidades que ainda não contam com padres. O bispo lembrou da assistência aos pobres como sendo também uma das características do trabalho diaconal.


“O candidato ao ministério do diaconato permanente deve ter instrução doutrinária, moral espiritual e pastoral, de tal modo que se torne capacitado a exercer convenientemente o ministério da Palavra, da liturgia e da caridade”, frisou Dom Ceslau. Ele disse ainda que o diácono permanente, sendo casado, não pode ascender ao grau superior do sacramento da ordem, porém, faz parte do Ministério do Cristo Servo, “que veio para servir e não para ser servido”.


Dom Ceslau lembrou aos fiéis que o diaconato existe desde os tempos apostólicos da Igreja, como pode ser constatado nas Sagradas Escrituras, através do livro dos Atos dos Apóstolos. “O diácono, desenvolvendo sua atividade no campo da Palavra de Deus, da Eucaristia e das obras de misericórdia, está sendo chamado a promover as ocasiões de encontros, de diálogo, de comunhão na sociedade onde atua. Para isto, é necessário que ele tenha a convicção de que é um sinal sacramental de Jesus Cristo na comunidade”, argumentou o prelado itabunense.


Após exortar à comunidade, o bispo iniciou o rito no qual pela imposição de suas mãos e oração consecratória ordenou os novos diáconos. Este momento, acompanhado de cânticos e orações, foi um dos mais expressivos da celebração, principalmente quando laçados de bruços ao chão, os ordenados ouviram às suplicas da Igreja aos santos, através da ladainha. Ao final da Missa os diáconos Ailton e Trajano agradeceram à confiança do bispo diocesano e da comunidade católica itabunense, solicitando aos fiéis que continuem orando para que eles possam exercer com dignidade o ministério que lhes fora confiado.




Por:  Erivaldo Bomfim




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.