Pular para o conteúdo principal
Dia Internacional do Cacau é marcado por homenagens a cacauicultores

Premiações aos cacaucultores e muitas homenagens, marcaram o Dia Internacional do Cacau, realizado na masnhã desta quinta-feira 17, pela CEPLAC - Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira Ceplac, órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em parceria com o Governo do Estado da Bahia, e que teve como tema: “Desafios para a retomada da produção de cacau no Brasil”.

O evento, que lotou de produtores e técnicos, o auditório Helio Reis, na Ceplac, contou com as presenças: do Diretor Geral da Ceplac, Jay Wallace; o governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner; o Secretário de Agricultura do estado da Bahia, Eduardo Salles; o superintendente da Ceplac na Bahia, Antonio Zózimo; o presidente da Associação dos Produtores de Cacau, Henrique Almeida; o prefeito de Ilhéus Newton Lima e o vice-prefeito de Itabuna, Antonio Vieira; além de diversos políticos dos estados produtores de cacau.

O governador Jaques Wagner, em seu pronunciamento, mostrou-se comprometido com o a questão da dívida da lavoura cacaueira na região, tendo citado a mais recente Medida Provisória 472, publicada segunda, 14, no Diário Oficial da União com assinatura do presidente Lula. “Quero compartilhar essa festa com os produtores de cacau, fruto da parceria do Governo Federal através da Ceplac e o Governo Estadual. A vitória é de todos”, frisou o governador.

A Medida, que proporciona aos produtores baianos de cacau mais um alívio nas negociações de suas dívidas, que somam perto de R$ 1 bilhão, aumentou para 30% o desconto dos cacauicultores mais endividados (dívidas maiores que R$ 100 mil) e vai permitir quem tem parcelas atrasadas de débitos com o programa de securitização da dívida (PESA) possa quitá-las até o final desse ano sem perder o bônus de adimplência de 5%, e livre das multas.Além disso, esticou para novembro o prazo para quitação ou renegociação daqueles que têm débitos inscritos em dívida ativa da União.

O diretor geral da Ceplac, Jay Wallace, saudou a todos os produtores presentes no evento e representantes de entidades, políticos e autoridades e fez o lançamento do Programa de Desenvolvimento Sustentável das Regiões Produtoras de Cacau (Prodecau). Na oportunidade explicou que o programa, de iniciativa da Ceplac, será brevemente discutido de forma mais detalhada em todos os Estados produtores de cacau e submetido à esfera governamental.

Em seu pronunciamento, o presidente da Associação dos Produtores de Cacau (APC), Henrique Almeida, destacou os trabalhos desenvolvidos pela Ceplac e o Governo do Estado em benefício da cacauicultura baiana e disse que “seria injusto se não reconhecesse os avanços no PAC do cacau”.

O prêmio Cacauicultor do Ano foi para o cacauicultor, Edival Benigno do Rosário, na oportunidade representado pelo seu filho Gabriel Benigno, que possui 12 propriedades na região de Camacan, Arataca, região do Almada, Uruçuca, Itajuípe, Coaraci, Itapitanga e Barro Preto, perfazendo um total de 712 há de cacaueiros. Sob a orientação dos técnicos da Ceplac, iniciou o programa de modernização de seus imóveis desde o ano de 2000.

Já o destaque da Agricultura Familiar, foi para Nivaldo dos Santos Cesar, do assentamento Nova Vitória, em Ilhéus, que se destaca por um dinamismo impar, no desenvolvimento da agricultura familiar e da sua comunidade rural. Emocionado ele, que integra a direção da Cooperativa dos Agricultores Familiares do Sul da Bahia, agradeceu a assistência dos técnicos da Ceplac.

Uma homenagem especial foi feita à Mulher Produtora Rural, que teve como escolhida a produtora, Nilza dos Santos Teixeira, da Associação do Ribeirão Seco em Itabuna, onde é uma das lideranças. Em agradecimento a homenagem, ela disse emocionada, que da sua propriedade de quatro hectares, assistida por técnicos da Ceplac, retira todo o sustento da família.

Amigos do Cacau

Durante as comemorações do Dia Internacional do Cacau, também foram homenageados com uma obra de arte da coleção Saga do Cacau, criação do artista plástico ceplaqueano, Paulo Cardozo, os Deputados e Senadores que contribuíram com emendas no orçamento da União, em benefício da cacaucultura.

Geraldo Simões de Oliveira (Deputado Federal – BA); Eduardo Salles (Secretário de Agricultura – BA); Raimundo Veloso Silva (Deputado Federal – BA); Daniel Almeida (Deputado Federal – BA); Márcio Carlos Marinho (Deputado Federal – BA); Nilson Pinto de Oliveira (Deputado Federal – BA); Zenaldo Rodrigues Coutinho Junior (Deputado Federal – PA); Wandenkolk Pasteur Gonçalves (Deputado Federal – PA); Joaquim de Lira Maia (Deputado Federal – PA); Asdrubal Mendes Bentes (Deputado Federal – PA); José Geraldo Torres da Silva (Deputado Federal – PA); José Roberto Oliveira Faro (Deputado Federal – PA); José da Cruz Marinho (Deputado Federal – PA); Eduardo Valverde de Araújo Alves (Deputado Federal – RO); Marinha Raupp (Deputado Federal – RO); João Pedro Gonçalves da Costa (1º Suplente do Senador Alfredo Nascimento); Guerino Luiz Zanon (Prefeito Manucipal de Linhares); Dr. Enio Bergoli da Costa (Sec. Est. da Agricultura – ES); Guilerme Chicon Mosca (Presidente da Acal – ES); Sr. Paulo Roberto Gonçalves Pereira (Diretor Presidente Floresta do Rio Doce Agro Derivados – ES); Lídice da Mata (Deputado Federal – BA); Giovanni Correa Queirós (Deputado Federal – PA);

Assessoria de Comunicação da Ceplac -17 de junho de 2010

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.