Pular para o conteúdo principal
Corregedoria conclui relatório de sindicância na CCZ



A Corregedoria Municipal concluiu uma sindicância interna para apurar possíveis irregularidades na Secretaria de Saúde do Município, com o descarte inadequado de medicamentos com prazos de validade vencidos.

O relatório resultou na exoneração e indiciamento criminal de Nailton Silva Almeida, que ocupava a função de Chefe da Divisão de Controle de Zoonoses.

Embora o patrimônio público não tenha sido afetado, um agravante, segundo o corregedor Florisvaldo Monteiro, é que o ex-chefe do CCZ era o responsável direto pelo armazenamento de medicamentos com prazos de validade vencidos.

Ficou constatado ainda que Nailton Almeida determinou que toda a medicação fosse removida do depósito daquela unidade para o canil da CCZ, com objetivos e pretextos para armar uma denúncia contra a administração municipal.

No inquérito foram ouvidos diversos servidores que esclareceram sobre o funcionamento daquela unidade, além da motivação da estocagem dos produtos, origem da medicação já vencida – que veio de outros municípios para Itabuna - e de como estava sendo feito a guarda do estoque, que deve obedecer a um protocolo específico, bem como as falhas de todos os procedimentos implantados na Central de Zoonoses.

No inquérito foram levantados dados da Central de Acompanhamento Farmacêutico, Notas Fiscais e controle de estoque e doações, bem como sobre a forma de recolhimento de medicamentos vencidos e sua destinação. Ficou evidenciado que a medicação deveria estar armazenada no mesmo local em que foi depositado e ser incinerado depois das formalidades legais. O relatório confirmando que todos os produtos estavam impróprios para uso e não poderiam ser transferidos para outro local.

Como resultado da sindicância, Nailton Silva Almeida, que exercia cargo comissionado, foi exonerado da função, pois, sem autorização ou controle da Secretaria da Saúde , transportou os medicamentos vencidos, da sala que estavam armazenados para o canil. Com isso teria concorrido para o risco à saúde das pessoas que ali trabalham, caso utilizasse algum medicamento vencido.


Suco

A Corregedoria Municipal também está concluindo, segundo Florisvaldo Monteiro, o inquérito que apura o desvio de suco doado pelo Ministério da Agricultura para o Restaurante Popular.

Os servidores envolvidos foram afastados durante uma sindicância interna e ao ser constatado o desvio de algumas garrafas, também foi ouvido o receptador das mercadorias.

Além do inquérito policial já em andamento, o Ministério Público também foi notificado e após uma rigorosa apuração dos fatos, serão anunciados os nomes dos servidores demitidos e punidos pela administração municipal.

Texto: Kleber Torres Fotos: 12-08-2010


Cerest promove simpósio sobre saúde do trabalhador

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador em Itabuna – Cerest – promove na próxima terça-feira (17), no auditório do Palace Hotel, um simpósio de sensibilização sobre a saúde do trabalhador. O evento é destinado a sindicalistas de toda a região e serão disponibilizadas 80 vagas.

Segundo o técnico do Cerest, Wagner Lopes, o curso envolve palestras técnicas e oficinas, e tem a finalidade de construir uma cartilha voltada para a saúde do trabalhador, contribuindo para a formação de multiplicadores de informação.

A programação prevê no turno da manhã um ciclo de palestras sobre doenças ocupacionais e riscos para a saúde do trabalhador, com o fisioterapeuta David Guimarães, a terapeuta ocupacional Tâmara Cedraz e a enfermeira Lucimeire Pinarelli.

À tarde, será realizada uma oficina sobre para onde o trabalhador deve recorrer e quais os serviços oferecidos através do Sistema Único de Saúde.

As inscrições podem ser feitas através do e-mail cerest.itabuna@bol.com.br ou na sede do centro na avenida Nações Unidas, 510, em Itabuna.

O que é o Cerest

É centro de referência cuja finalidade é a de ampliar a Rede Nacional de Atenção à Saúde dos Trabalhadores (Renast), integrando os serviços do Sistema Único de Saúde-SUS, voltados à Assistência e a Vigilância, de forma a congregar e unificar os esforços dos principais executores com interface na Saúde do Trabalhador.

O objetivo atuar, prevenindo, controlando e enfrentando, de forma estratégica, integrada e eficiente, os problemas de saúde coletiva como as mortes, acidentes e doenças relacionados com o trabalho.


Texto: Kleber Torres Fotos: 12-10-2010

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unidade Saúde elimina filas ao atender pacientes com hora marcada

Uma das novidades mais importantes e aplaudidas pelos moradores do bairro de Fátima é o atendimento com agendamento na Unidade de Saúde da Família Fátima I (USF). A proposta, implantada logo após a reforma da unidade pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem como objetivo eliminar filas de espera para as diferentes consultas médicas e especialmente humanizar o atendimento na rede de atenção básica.  “Essa ideia é muito boa, principalmente para quem trabalha no comércio e não tem tempo a perder no dia a dia para uma consulta médica”, afirma a comerciária Neusa Azevedo de Andrade, residente na Rua São José, no Fátima. Segundo ela nem sempre os patrões são tolerantes quando o empregado falta mesmo em caso de doença.

Sistema viário ligando BR 324 a Águas Claras será aberto neste domingo

Do - Jornaldamidia.com.br -  Data:   30-08-2016 Faça um comentário O novo sistema viário é formado por uma via marginal à BR-324. (Foto: GOV-BA) O novo sistema viário BR-Águas Claras, mais uma obra do Governo do Estado em Salvador, será inaugurada neste domingo (4), às 9h, pelo governador Rui Costa. Executada pela  Companhia  de  Desenvolvimento  Urbano do Estado da Bahia (Conder), a obra integra a futura Avenida 29 de Março, via responsável pela ligação entre a Avenida Orlando Gomes, já duplicada pelo Governo, e a BR-324. Essas intervenções urbanas fazem parte da Linha Vermelha, corredor que vai ligar os bairros de Piatã e Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Com  investimento  de R$ 50 milhões, o novo sistema viário é formado por uma via marginal à BR-324, com extensão de 1,9 quilômetro incluindo um viaduto sobre a Rua Celika Nogueira, e um conjunto de vias totalizando 4,2 quilômetros, dispondo de alças de acesso à BR...

RUI COSTA DO PT EM ITAPÉ NESTE SÁBADO

GOVERNADOR DO PT DA BAHIA EM ITAPÉ, SERÁ QUE VEM ANUNCIAR A DATA DA INAUGURAÇÃO DA BARRAGEM NA ESTIVA?. Do - itapenoticias.com.br  - No próximo sábado 02/04, o governador do estado, Rui Costa, visita Itapé onde vai inaugurar o moderno Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), unidade que vai integrar os trabalhos das polícias Militar e Civil, e reforçar a segurança no município. O distrito foi um pedido pessoal da prefeito Pedro Jackson Brandão (Pedrão) junto ao então Chefe da Casa Civil, no governo Wagner, onde Rui Costa não mediu esforços para viabilizar o projeto, que agora será entregue à população. Encontro escolar  – Logo após a inauguração, o governador também vai visitar o colégio estadual CCAMS. O objetivo da visita é estabelecer uma maior aproximação com a comunidade escolar, afirmando o compromisso do Pacto pela Educação na Bahia.              Imagem interna do DISEP Inaugura...