Pular para o conteúdo principal
Newton inaugura placa em homenagem
a Jorge Amado no Aeroporto de Ilhéus

                                
Ao lado do superintendente da Infraero na Bahia, Wellington Santos, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, descerrou na última sexta-feira (13) uma placa em homenagem a Jorge Amado, afixada na entrada do saguão do aeroporto local que também leva o nome do escritor baiano. Resultado de uma parceria da Prefeitura com a Infraero, a homenagem também contou com a presença de diversas autoridades e profissionais dos trades turístico e cultural. Entre eles, o secretário de Turismo, Paulo Moreira, o presidente da Fundação Cultural, Maurício Corso, e o criador da placa e concepcionador plástico, Renart, além de profissionais de imprensa e atores da região que representaram os principais personagens amadianos.


Na opinião do prefeito Newton Lima, o descerramento da placa é mais uma justa homenagem a uma personalidade que, “através de sua obra, contribuiu e continua contribuindo para a divulgação e para o engrandecimento da nossa querida Ilhéus”. Já o superintendente da Infraero na Bahia, Wellington Santos, elogiou a iniciativa do governo municipal, enaltecendo a importância de uma nova deferência a Jorge Amado, “escritor que construiu uma obra que não se cansa de tornar esta cidade cada vez mais conhecida em todo o mundo”, completou.


O secretário de Turismo, Paulo Moreira, por sua vez, lembrou que todos os aeroportos que foram batizados com o nome de alguma personalidade possuem algum tipo de marco alusivo à respectiva homenagem. “Com esta placa, então, o objetivo é ratificar o nosso profundo agradecimento a uma pessoa que, através da sua obra, levou a nossa cidade para os quatro cantos da terra”, completou Moreira. Já o presidente da Fundação Cultural (Fundaci), Maurício Corso, lembrou que a inauguração da placa no Aeroporto de Ilhéus integrou a Mostra Jorge de Arte e Cultura, evento realizado no período de 9 a 13 deste mês.


Placa - A placa inaugurada em homenagem ao escritor baiano é um medalhão em bronze, que, nas palavras do concepcionador plástico Renart, “exalta a figura de Jorge Amado”. Nela, pode ser lido o seguinte: “Homenagem do povo de Ilhéus ao grande escritor grapiúna em reconhecimento ao seu trabalho de exaltação e divulgação dos valores culturais da região cacaueira da Bahia, através de sua obra. Administração: Newton Lima Silva, prefeito municipal. Ilhéus, 13 de agosto de 2010”.


Durante a inauguração da placa em homenagem ao escritor Jorge Amado, o superintendente da Infraero na Bahia, Wellington Santos, informou que o Aeroporto de Ilhéus continua recebendo um conjunto de melhorias com o objetivo de servir cada vez melhor aos usuários. “Estamos, por exemplo, concluindo o processo de climatização de todo o terminal do aeroporto, incluindo saguão, áreas de embarque e desembarque, e terraço panorâmico. O trabalho encontra-se em fase de adequação técnica visando à instalação dos aparelhos. Além disso, já estamos também iniciando o projeto de ampliação da área de desembarque, realidade que se dará até 2011 com a instalação de um módulo operacional”, comentou Santos.


Mundialmente conhecida - Através de sua obra, traduzida para 49 idiomas e dialetos, Jorge Amado divulgou o município de Ilhéus no Brasil e em várias partes do mundo. O primeiro trabalho, inclusive (O País do Carnaval, de 1931), começou a ser concebido durante o tempo em que ele residiu na cidade. Na sequência, vários outros romances, como “São Jorge dos Ilhéus”, de 1944, e “Gabriela, Cravo e Canela”, de 1958, contribuíram para tornar Ilhéus mundialmente conhecida. Filho de João Amado de Faria e de D. Eulália Leal, Jorge Amado nasceu no dia 10 de agosto de 1912, na fazenda Auricídia, em Ferradas, distrito de Itabuna, falecendo no dia 6 de agosto de 2001, na cidade de Salvador, nas vésperas de completar 89 anos.
http://www.ilheus.ba.gov.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.