Pular para o conteúdo principal

Acordo encerra greve de servidores municipais

A Prefeitura de Itabuna homologou nesta terça-feira (21), no Ministério Público do Trabalho, um acordo com o Sindicato dos Servidores Municipais que põe fim a uma paralisação de dois dias em vários setores da administração municipal.

O protocolo foi assinado pelos secretários de Administração, Gilson Nascimento; da Saúde, Antônio Vieira, e de Planejamento, Maurício Athayde. Também assinaram o documento o sub-procurador, Marcos Conrado; o representante do MPT, Emerson Rezende, e dirigentes do sindicato.

O acordo entre servidores e governo foi firmado na tarde de segunda-feira (20) durante reunião do prefeito Capitão Azevedo com técnicos do governo, servidores e representantes do MPT.

Para o prefeito, os servidores merecem toda a atenção e valorização, mas o governo enfrenta um momento crítico, com problemas similares aos demais municípios que tiveram suas receitas reduzidas.

No caso de Itabuna a situação é mais grave como conseqüência da crise do cacau, provocada pela vassoura-de-bruxa, que dizimou as plantações e gerou no entorno do perímetro urbano um grande bolsão de miséria, agravado por um número crescente de favelas e de pessoas carentes de tudo.

Segundo Capitão Azevedo, a Prefeitura de Itabuna está fragilizada em função da perda de recursos e, além disso, a Lei de Responsabilidade Fiscal impõe a necessidade de cortes de custos e vantagens: “O importante é que temos um canal aberto de diálogo permante com os servidores “.

Ele questiona também a concentração de recursos com a União, que fica com 60% da arrecadação do país, restando 25% para os estados e apenas 15% para os municípios, que concentram justamente a maior demanda de serviços e têm necessidades crescentes de investimentos em infraestrutura urbana.
Gilson Nascimento, Sec. Administração

O secretário da Administração, Gilson Nascimento destacou que o governo sempre esteve aberto ao diálogo com os servidores. Considera que as dificuldades enfrentadas no momento são decorrentes das dificuldades enfrentadas com a queda de arrecadação e da necessidade de cumprimento da Lei da Responsabilidade Fiscal, que obriga a adotar medidas como o corte de horas extras e de funções gratificadas, além da demissão de ocupantes de cargos comissionados.

Gilson Nascimento considera que o governo vem monitorando permanentemente as contas públicas e se não for atingido o ponto de equilíbrio – o de gastos com salários equivalente a 54% das receitas -, poderá adotar outras ações.

Por -  Kleber Torres Fotos: 21-09-2010

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.