Pular para o conteúdo principal

Acompanhamento social garante avanço no programa habitacional no Vilela

Mais de 100 famílias que residem no bairro Teotônio Vilela estão cada vez mais próximas de realizar o sonho da casa própria. Além do Programa de Prevenção e Intervenção de Favelas, que visa a construção de 272 unidades habitacionais e melhorias no bairro como drenagem, contenção de encostas e pavimentação de ruas, sedia outra iniciativa: o Programa Habitar Brasil (HBB), que visa a construção de 126 casas, entre outros serviços. Em um dos locais beneficiados, a viela São João, já foi feita a contenção em toda a extensão da rua, além da pavimentação e meio-fio.

Antes do início das obras, assistentes sociais iniciaram visitas ao local conhecido como alto do Vilela. O objetivo é cadastrar as famílias a serem beneficiadas com a casa. Outra função foi recrutar pessoal para atuar nas obras. Atualmente, cerca de 70 operários, todos do próprio bairro, trabalham no local. Além serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem, sistema viário/pavimentação, salão polivalente, ampliação da creche, iluminação pública e ligações domiciliares, recuperação de áreas degradadas, coleta de resíduos sólidos, módulo hidráulico, praça e área de lazer, contenções em alvenaria, estação elevatória de esgoto e terraplenagem estão incluídos neste pacote de intervenções.

O trabalho social referente ao programa, de acordo com a assistente social da Secretaria de Planejamento, Fernanda Aguiar, foi iniciado há alguns anos. Mas com a retomada do projeto, este ano, a prefeitura reiniciou o recadastro das famílias visando orientar na seleção e no acompanhamento das que serão contempladas com as unidades habitacionais que já estão sendo construídas.

Fernando Aguiar disse que “outra parte do trabalho social diz respeito ao aproveitamento da mão-de-obra local e já vem melhorando a condição dos trabalhadores selecionados, e consequentemente, de suas famílias”. Ela afirma que por se tratar de um bairro que recebe intervenções habitacionais, o trabalho feito pelas assistentes sociais está voltado ao recadastro das famílias que residem no km 0 da rodovia Ilhéus/Itabuna, na rua próxima ao Centro de Controle de Zoonoses.

Programa Habitar Brasil – A iniciativa objetiva a implantar de forma coordenada, de projetos integrados de urbanização de assentamentos subnormais, que compreendam a regularização fundiária e a implantação de infra-estrutura urbana e de recuperação ambiental nessas áreas, assegurando a efetiva mobilização e participação da comunidade na concepção e implantação dos projetos. Em Ilhéus, o programa está orçado em 5,7 milhões.
http://www.ilheus.ba.gov.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.