Pular para o conteúdo principal

Ilhéus busca exportar níquel pelo porto

Com o objetivo de avaliar experiências bem sucedidas na exportação de minério de ferro, já que o município vai movimentar o níquel produzido pela Mineradora Mirabela na região de Itagibá, ainda este ano, o secretário de Indústria, Comércio e Planejamento de Ilhéus, Alisson Mendonça, foi ao Espírito Santo, onde acompanhou, ao lado do coordenador do Porto do Malhado, Antonio Melquíades, o embarque do minério de ferro pelo porto de Tubarão, em Vitória.

A proposta foi observar como o embarque está sendo feito no porto de Tubarão, dentro das condições de segurança, para que essas experiências sejam aplicadas na cidade.



O porto de Tubarão foi escolhido por ser considerado um dos mais modernos do Brasil e mais experientes no movimento do minério de ferro. Estudo do Departamento de Engenharia Naval da Universidade de São Paulo (USP) aponta o terminal em Vitória, operado pela Vale, como o mais eficiente do mundo para exportação de minério de ferro. O levantamento teve base no chamado giro de pátio, ou seja, a utilização de área de estocagem.


A parceria entre a mineradora, maior produtora de minério de ferro do mundo e a USP começou em 2007. No caso de Tubarão, o giro é de 31,08 vezes. A média mundial é de 15 vezes. Quanto maior o giro, mais eficiente é o uso da capacidade estática disponível. Em outras palavras, quanto mais operações de entrada e saída de carga, melhor.


Para o secretário de Indústria, Comércio e Planejamento, Alisson Mendonça, a experiência foi positiva, pois além do intercâmbio com empresários e exportadores de minérios, também foi possível observar como o embarque vem sendo feito, tomando como base um porto com larga experiência nesse setor. Alisson Mendonça adiantou que a Mirabela começa a operar ainda este ano com a estocagem e o translado de sulfeto de níquel, trazendo o produto do município de Itagibá até galpão que será implantado ao lado do porto de Ilhéus, onde funcionou uma unidade de empresa de gás de cozinha.


Exportação pelo porto de Ilhéus - A previsão é que de imediato, a empresa, além de gerar receita do ISS para o município, também ofereça vagas diretas para 40 trabalhadores e mais 100 empregos indiretos. Em abril deste ano, o secretário Alisson Mendonça e o chefe de Gabinete da Prefeitura, José Nazal, que também é presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), entregaram ao presidente e ao gerente-geral da Mirabela Mineradora do Brasil, respectivamente, Bryan Hyde e Paulo Roberto Oliva, a licença ambiental que garante a operação.


Explica José Nazal que pela primeira vez nos nove anos de funcionamento do Comdema na cidade, foi realizada audiência pública no processo de licenciamento, “como também esta foi a primeira vez que o município recebe relevantes compensações ambientais voltadas para a preservação e manutenção do parque da Boa Esperança, uma das preocupações do prefeito Newton Lima, que defende o desenvolvimento sustentável”.
http://www.ilheus.ba.gov.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.