Pular para o conteúdo principal

Seminário debate diversidade no Ciclo de Formação Humana

Na busca pelo fortalecimento dos diálogos no contexto da prática pedagógica da Educação Grapiúna, no que diz respeito às temáticas étnica, racial e cultural, a Secretaria Municipal da Educação (SEC) de Itabuna realiza no próximo dia 5 de novembro o V Seminário Étnico-Racial.

O evento, que está centrado no tema “Tempos e Espaços da Diversidade no Ciclo de Formação Humana”, reunirá no auditório do Colégio Ciso centenas de educadores da Rede Municipal de Ensino com o propósito de ampliar os saberes e os fazeres docentes, visando à implementação das políticas públicas de ações afirmativas.

Responsáveis pela organização do Seminário, os professores Paulo Alves de Oliveira e Rita Carvalho, da Assessoria de Diversidade Étnico-Racial da SEC, ressaltam que será mais uma oportunidade que os educadores itabunenses terão para o debate e socialização sobre o que está sendo feito em cada unidade escolar do município, visando o cumprimento da Lei nº 10639/03 e Lei nº 11645/08, que tratam do ensino da cultura afro-brasileira e indígena.

“Será uma oportunidade de discutirmos o entendimento da importância das especificidades dos sujeitos no cotidiano escolar, com ação transformadora por meio da informação e formação concernentes às leis”, argumenta Paulo Alves. A programação do V Seminário Étnico-Racial constará de palestra, debates em plenárias, apresentações culturais e relatos de experiências.

A temática “Tempos e Espaços da Diversidade no Ciclo de Formação Humana”, será abordada pela professora Vilma Santos Reis, do Programa de Educação e Profissionalização para Igualdade Racial e de Gênero (Ceafro), unidade de extensão da (Ufba). A professora Valéria Ettinger, da FTC Itabuna, falará sobre “Direito Humano na Diversidade”. Já as professoras Núbia França, Zaira Pereira, Lidiane Oliveira e Osvaldina Santos terão a oportunidade de socializarem as boas práticas desenvolvidas no cotidiano da escola municipal, através de expressões artísticas, trabalho monográfico e literatura de cordel.

Erivaldo Bomfim - Foto: Vinícius Borges – 26/10/2010

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.