Pular para o conteúdo principal

Técnicos vão discutir com a população Plano Municipal de Segurança Pública


Gilson Nascimento

O Plano Municipal de Segurança Pública de Itabuna baseado no Diagnóstico da Violência e Criminalidade do Município – será apresentado por técnicos do Instituto de Promoção da Segurança Pública Municipal (Prosem) ao prefeito Capitão Azevedo, autoridades e representantes dos diversos segmentos da sociedade civil organizada,em 14 de dezembro, das 9 às 12 horas, no auditório da FTC.


A agenda para apresentação do estudo foi discutida numa reunião coordenada pelo secretário da Administração Gilson Nascimento, com o coordenador nacional do Prosem, Marcos Vinicius Oliveira, além da pesquisadora Santina Gonçalves – que comanda a equipe interdisciplinar que elabora o Diagnóstico da Violência e Criminalidade em Itabuna-; do representante da Câmara de Vereadores, Milton Cerqueira; do comandante da Guarda Civil Municipal, tenente Manoel Cerqueira e do presidente da União das Associações de Moradores de Itabuna, Juscelino Nunes.


Para Gilson Nascimento, o Plano de Segurança vai permitir ao governo municipal obter recursos junto ao Ministério da Justiça para projetos específicos voltados aos setores de infraestrutura, meio ambiente e melhoria da qualidade de vida da população complementadas por um conjunto de ações integradas de prevenção na área de segurança urbana.

O secretário considera que o importante no combate à violência é a prevenção, evitando que a epidemia se instale e se alastre. Ele também apresentou um relato das ações do governo municipal atuando inclusive na estruturação e equipamento da Guarda Municipal.

Proposta

O coordenador nacional do Prosem, Marcos Vinicius Oliveira explicou que o Plano e o Sistema Municipal de Segurança Pública é um trabalho muldisciplinar, que mobiliza profissionais de diversas áreas, com o objetivo de envolver os diversos setores da Gestão Municipal e a própria população no planejamento e na execução de ações que resultem na diminuição da violência e da criminalidade.

Ele informou ainda o foco das ações está na prevenção da violência, colocando ao mesmo tempo o município como sujeito ativo da Segurança Pública através da integração de políticas sociais e políticas de segurança, proporcionando ações nas duas frentes.


Lembrou que Itabuna é referenciada entre as cidades mais violentas do país e está sendo mapeada agora com o diagnostico em andamento, o que vai permitir a implementação de ações e programas em áreas críticas.

Pesquisa 

Para a coordenadora do Diagnóstico da Violência e Criminalidade, Santina Gonçalves, que tem mestrado em Cultura e Turismo, atuando na área acadêmica como professora de metodologia cientifica, o trabalho de campo para em andamento envolve a aplicação de dois mil questionários, com nove itens diferentes, o que vai permitir avaliar informações quantitativas e qualitativas.

Em paralelo, ela anuncia a realização ainda na próxima semana, de cinco oficinas, uma a cada dia útil no período das 18 às 20 horas, territórios em que foi dividida a cidade: Centro e nas zonas Sul, Norte, Leste e Oeste.

Por:  Kleber Torres Fotos: 25-11-2010

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.