Pular para o conteúdo principal

Vilma Reis falou de diversidade para educadores de Itabuna

Ancestralidade, identidade e resistência. Foram esses os três princípios básicos definidos pela mestra Vilma Santos Reis como necessários à construção das diretrizes curriculares da Educação Étnico-Racial na Rede Municipal de Ensino de Itabuna. A professora, que integra o grupo gestor do Programa de Educação e Profissionalização para Igualdade Racial e de Gênero (Ceafro), unidade de extensão da (Ufba), fez a afirmação durante o V Seminário Étnico-Racial promovido pela Secretaria da Educação nesta sexta-feira, dia 5.

“A não discussão de diferenças no ambiente da escola gera desigualdades. Portanto, há a necessidade de que ao lado do direito da igualdade se afirme o direito da diferença”, frisou. Fazendo uma retrospectiva da história dos negros no Brasil, desde a diáspora, passando pelos quilombos e revoltas, Vilma Reis, transformou sua palestra, numa magnífica aula sobre a cultura negra, focando as visões colônias vigentes, as feridas abertas pelo racismo e a urgente necessidade de se promover políticas públicas afirmativas.

Estelionato intelectual

Lembrando a sua própria trajetória de vida e as situações de racismo que teve que enfrentar para de se tornar uma das mais importantes estudiosas do Brasil sobre a cultura negra, Vilma Reis criticou ao que ela chamou de “estelionato intelectual na educação brasileira”, o fato de que nos livros didáticos utilizados nas escolas a história da cultura afro-brasileira e indígena ainda não terem o tratamento previsto pela Lei 10.639/03.

“Não podemos mais aceitar que negros e índios sejam tratados como minorias, carentes e esforçados. Precisamos, a partir da sala de aula, desconstruir essas visões a partir da educação infantil para que as nossas crianças não saiam sequeladas do ambiente da escola”, argumentou a mestra.

O V Seminário Étnico-Racial esteve centrado no tema “Tempos e Espaços da Diversidade no Ciclo de Formação Humana”, reunindo no auditório do Colégio Ciso educadores da Rede Municipal de Ensino com o propósito de ampliar os saberes e os fazeres docentes, visando à implementação das políticas públicas de ações afirmativas.

Os educadores itabunenses tiveram a oportunidade de debater e socializar sobre o que está sendo feito em cada unidade escolar do município, visando o cumprimento da Lei nº 10639/03 e Lei nº 11645/08, que tratam do ensino da cultura afro-brasileira e indígena. A professora Valéria Ettinger, da FTC Itabuna, falou sobre “Direito mano na Diversidade”. Socializando as boas práticas, as professoras Núbia França, Zaira Pereira, Lidiane Oliveira e Osvaldina Santos apresentaram projetos desenvolvidos na escola municipal, através de expressões artísticas, trabalho monográfico e literatura de cordel.

Por:  Erivaldo Bomfim - Foto: Waldir Gomes – 05/11/2010

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.