Pular para o conteúdo principal

Hoje é o Dia Internacional das pessoas com deficiência

Hoje é comemorado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiências. O objetivo de lembrar este dia é gerar conscientização, compromisso e ações que amenizem a situação dos deficientes no mundo.


De acordo com o presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiências, Carlos Antônio Mello, estima-se que, em Criciúma, existam cinco mil pessoas com diversos tipos de deficiência.

“Esse será um dia para propor medidas eficazes para promover a igualdade e participação plena das pessoas com deficiência na vida social”, salienta Carlos.

Michele Andrade Ramos, de 26 anos, é cadeirante desde que sofreu um acidente há cinco anos. “Estava com umas amigas em cima de uma laje fazendo umas fotos, e o muro que cerca o lugar acabou cedendo. Cai, quebrei minha coluna na hora e fui socorrida às pressas. No primeiro momento, fiquei chocada, não imaginava a gravidade do acidente, mas nunca desanimei”, conta.

De acordo com a jovem, tudo que ela espera é ser reconhecida como uma cidadã como outra qualquer. “Algumas pessoas não vêem a gente com os mesmos olhos”, afirma.

Ela diz que já se adaptou à nova vida e que não pensa mais na cura. “Não sei se algum dia isso pode acontecer, mas sou feliz assim. Minha família me apóia, tenho amigos, estudo”, explica. A jovem é estudante da quinta fase de psicologia da Unesc.

Problemas diários

Michele também sofre com problemas diários, como a falta de acessibilidade. “Quando chego em uma loja para comprar alguma roupa, a primeira pergunta que me fazem é: ‘Você quer entrar?’. Porque primeiro nem todas as lojas têm a rampa para que eu possa entrar, depois muitos acham que a gente, por ser deficiente, é pobre e não tem condições de ser clientes. Isso é triste”, comenta.

As faixas de pedestre são outros obstáculos a serem vencidos, pois nem todas têm rampa de acesso à calçada. “Se estou sozinha e preciso passar de uma rua para outra, ou tenho que pedir ajuda a alguém, ou manobrar bem a cadeira para conseguir subir na calçada novamente”, diz Michele.
http://www.clicatribuna.com/

Esta semana um deficiente visual participou do programa de Paulo Leonardo " O Crime Não Compensa"  e se queixou dos impercílio encontrados em Itabuna para  o direito de ir e vir. Criticou as barracas existentes  no trecho Correio (Ponto de Onibus Coletivo) ao Ponto de Embarque da Rota  em frente ao antigo CNPC.  Por ser cego, foi vítima de duas quedas no trecho, e por isso vítima também de gozações de pessoas sem sensibilidades.
Em Itabuna, muitos locais têm que ser revistos, as dificuldades encontradas por deficientes fisicos e visuais  são grandes! Tá na hora dos poderes públicos prestarem mais atenção a esses nossos semelhantes. O problema é que a deficiensa física tende a aumentar devido ao numero constante e assustador dos veiculos automotores, dai maior indice de acidentes. É um caso para se pensar seriamente!     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.