Pular para o conteúdo principal

Papa assinou documento que questionava celibato, diz jornal

28 de janeiro de 2011 11h32 atualizado às 11h39

O papa Bento XVI teve dúvidas a respeito do sentido do celibato sacerdotal quando era professor de teologia na Alemanha.

Assim indica um documento, até então inédito e que foi publicado pela revista "Pipeline", órgão de difusão do círculo de ação de Regensburg (AKR, na sigla em alemão) - grupo de católicos críticos - e reportado nesta sexta-feira pelo jornal Süddeutsche Zeitung.

Joseph Ratzinger, hoje Bento XVI, aparece entre os signatários do documento, datado de 9 de fevereiro de 1970 e enviado à conferência episcopal alemã.
Uma minuta do documento ficou no arquivo do teólogo Karl Rahner, um dos signatários, que a colocou à disposição do AKR.

"Nossas reflexões apontam à necessidade de um urgente revisão e um tratamento diferenciado da regra do celibato para a igreja alemã e para a igreja universal", defende o documento, que tem entre os signatários, além do papa, personalidades como Karl Lehman, posteriormente cardeal e presidente da Conferência Episcopal Alemã, e Walter Kasper, atualmente cardeal na cúria romana.

Bento XVI e os outros teólogos expressam sua preocupação pelo fato de que a regra do celibato leva não só a uma escassez de candidatos ao sacerdócio, mas também a um diminuição do talento daqueles que optam pela vida sacerdotal.

Os teólogos apontam para a dificuldade de viver o celibato no mundo atual.
Os signatários defendiam que, por um lado, a solidão leva muitas vezes à perda de reconhecimento dos sacerdotes em suas comunidades e que, por outro, o exercício da continência sexual em um mundo repleto de estímulos eróticos era cada vez mais difícil.

O documento adverte que se o tema do celibato não for discutido ao mais alto nível, mais cedo ou mais estará sendo debatido em um nível mais baixo, e expressa o temor de uma perda de autoridade dos bispos e de uma deserção em massa de sacerdotes.

Os teólogos também lembram que o celibato não é um dogma e afirmam que caso não seja possível recrutar um número suficiente de sacerdotes jovens, a Igreja será obrigada a sofrer transformações.
Ratzinger tinha 42 anos quando o documento foi redigido e era professor de teologia em Regensburg.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.