Pular para o conteúdo principal

Prefeito de Ilhéus negocia com os médicos do Samu

O prefeito Newton Lima recebeu em seu gabinete, no Palácio de Paranaguá, na manhã desta sexta-feira (28), representantes do sindicato dos médicos do Samu de Ilhéus. A

reunião teve o objetivo de dialogar sobre as reivindicações da categoria, mantendo uma postura de entendimento. Além do prefeito, estavam presentes ao encontro o procurador-jurídico Ricardo Machado, os médicos Luciano Sampaio, Archibaldo Barreto e Teobaldo Magalhães, membros da comissão de negociações do Sindicato dos Médicos, o presidente da Câmara, Edivaldo Nascimento (Dinho Gás) e os vereadores Gilberto Souza (Bel do Vilela), Jaílson Nascimento, Reynaldo Oliveira (Zé Neguinho) e Alzimário Belmonte (Gurita). 

Entre as reivindicações apresentadas estão a melhoria das condições de trabalho na unidade do Samu, manutenção e substituição das ambulâncias e a falta de alguns materiais de consumo. Newton Lima informou que o secretário Jorge Arouca se encontra em Salvador onde terá ainda hoje, reunião com o secretário Jorge Solla, a fim de tratar sobre a situação da saúde em Ilhéus, inclusive envolvendo o Samu.
Outra reivindicação é o pagamento do adicional de insalubridade e o prefeito informou que já contratou uma empresa para realizar estudo no sentido de verificar as condições legais. E caso seja positivo, definir o percentual a ser pago. Além disso, o prefeito, juntamente com o secretário da Saúde e o presidente da comissão, estuda o pagamento de gratificação de emergência, através de proposta que será apresentada pelo município ao sindicato até terça-feira (1º). 

Quanto à concessão das férias, a comissão de negociação do sindicato propôs um escalonamento dividido em dois grupos com sete médicos cada, que a partir de março  revezariam em períodos distintos de quatro meses. O prefeito assegurou que irá analisar as propostas feitas pelos servidores, juntamente com a Procuradoria Jurídica do Município, assegurando todas as que tiverem amparo legal.

Assim, os médicos aguardarão o posicionamento da secretaria estadual da Saúde, que está sensibilizada e se propõe a apoiar na solução dos problemas. O prefeito salientou as dificuldades geradas pelo atraso no repasse dos recursos federais e estaduais referentes ao custeio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), fato que vem ocorrendo em diversas cidades brasileiras. Sem receber essas verbas há três meses a prefeitura está arcando todo o custeio com recursos próprios.  

Newton Lima considerou a reunião o sindicato um grande avanço nas negociações e ficou agendada uma próxima reunião entre o governo municipal e o sindicato dos médicos para esta terça-feira (1º).

Por: Maurício Maron
www.ilheus.ba.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.