Pular para o conteúdo principal

Compartilhar: * facebook * twitter * orkut * e-mail fechar Enviar por e-mail comentar Notícias » Brasil » Brasil Deputados federais e senadores tomam posse nesta terça-feira

Os 513 deputados federais e os 54 senadores eleitos em outubro de 2010 tomam posse a partir das 10h desta terça-feira, em Brasília. Após assumir o mandato, os congressistas ainda vão eleger o presidente da Câmara dos Deputados e do Senado para os próximos dois anos.

Segundo a Agência Senado, dos 54 senadores que serão empossados para um mandado de oito anos, 17 haviam concluído o cargo e foram reeleitos; cinco já foram senadores e estão retornando; e 32 vão estrear na Casa. Como previsto no Regimento Interno do Senado, José Sarney (PMDB-AP) vai presidir a sessão de posse, pois é o presidente que vem da legislatura anterior e prossegue no mandato de senador - até 2015.

Na Câmara dos Deputados, 288 foram reeleitos ou já tiveram experiência em cargos eletivos. Outros 61 são estreantes na vida política. Segundo balanço da Câmara, 307 parlamentares são considerados da base aliada do governo, 11 da oposição e 95 independentes.

Senado
A posse dos senadores começa às 10h, no plenário. Caberá ao novo senador Itamar Franco (PPS-MG) ler o termo constitucional de posse: "prometo guardar a Constituição Federal e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato de senador que o povo me conferiu e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil".

Após o juramento, o presidente declara os novos senadores empossados. Não há discursos nessa reunião. O presidente encerra a sessão, dando início à segunda reunião preparatória. Às 11h, os empossados devem se juntar aos 27 que ainda contam com mais quatro anos de mandato para eleger o presidente e demais membros da Mesa que vai comandar o Senado nos próximos dois anos.

Se houver apenas um candidato para o cargo, a eleição poderá ocorrer no painel eletrônico. Havendo mais de um candidato, a votação é feita em cédulas de papel. Os candidatos são lançados pelos partidos e isso pode ser feito no Plenário, na hora da votação. Até esta manhã, apenas o atual presidente José Sarney (PMDB) e Randolfe Rodrigues (PSOL), confirmaram que serão candidatos.

Na terceira e última etapa de preparação da nova legislatura serão eleitos os demais membros da nova Mesa do Senado. Serão escolhidos dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes de secretários.
Câmara
A sessão de posse está marcada para as 10h no plenário da Câmara dos Deputados. Os deputados, que compõem a 54ª legislatura, têm mandato de quatro anos e ficam no parlamento até 31 de janeiro de 2015. Eles serão empossados pelo presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), após a leitura do nome de cada um e do juramento.

Eles farão o juramento: "Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil". O texto será lido de forma coletiva. Depois de empossados, a sessão solene será encerrada e terão início os preparativos para a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara.

Às 18h, os novos deputados se reúnem novamente no plenário da Câmara, em sessão convocada para a eleição da Mesa. Em votação secreta, os deputados vão eleger o novo presidente da Câmara, dois vices-presidentes e quatro secretários, além de três suplentes. Para ser eleito em primeiro turno, o candidato precisará de mais de 50% dos votos válidos dos deputados. Além do atual presidente, Marco Maia (PT-RS), disputa o cargo o deputado Sandro Mabel (PR-GO).

Como a votação será realizada pelo sistema eletrônico, a estimativa é que o processo eleitoral de todos os cargos da Mesa Diretora seja finalizado em três ou quatro horas, mesmo que haja segundo turno.
Eleitos os novos dirigentes, será convocada sessão solene do Congresso Nacional (deputados e senadores) para quarta-feira às 16h, quando serão abertos os trabalhos legislativos deste ano.
Terra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RUI COSTA DO PT EM ITAPÉ NESTE SÁBADO

GOVERNADOR DO PT DA BAHIA EM ITAPÉ, SERÁ QUE VEM ANUNCIAR A DATA DA INAUGURAÇÃO DA BARRAGEM NA ESTIVA?. Do - itapenoticias.com.br  - No próximo sábado 02/04, o governador do estado, Rui Costa, visita Itapé onde vai inaugurar o moderno Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), unidade que vai integrar os trabalhos das polícias Militar e Civil, e reforçar a segurança no município. O distrito foi um pedido pessoal da prefeito Pedro Jackson Brandão (Pedrão) junto ao então Chefe da Casa Civil, no governo Wagner, onde Rui Costa não mediu esforços para viabilizar o projeto, que agora será entregue à população. Encontro escolar  – Logo após a inauguração, o governador também vai visitar o colégio estadual CCAMS. O objetivo da visita é estabelecer uma maior aproximação com a comunidade escolar, afirmando o compromisso do Pacto pela Educação na Bahia.              Imagem interna do DISEP Inaugura...

Regime estatutário passa em 1º turno no Legislativo itabunense

Após oito horas de discussão e com placar de 11 a 10, o Legislativo aprovou, em primeiro turno, a migração do regime celetista para o estatutário na administração pública itabunense. A votação foi concluída às 23h de ontem, 05. Por acordo de lideranças, o segundo turno do projeto de lei, o qual também institui o Estatuto do Servidor, deve ocorrer na próxima semana, dia 10/09. Na Casa, a proposta do Executivo recebeu 150 sugestões, agrupadas em 35 emendas. No Plenário, houve a retirada de dispositivos como o que compensava jornada extraordinária com banco de horas; manteve-se o benefício do triênio por tempo de serviço a partir da nova lei (a Oposição cogitava anuênio e data da posse do servidor, respectivamente). A estratégia oposicionista era apoiar “somente as emendas que melhoraram o projeto” e, em seguida, rejeitar o texto integral. Tudo para evitar que, caso o projeto de lei seja aprovado, prevalecesse o texto emendado e não a proposta original do Executivo. ...

Unidade Saúde elimina filas ao atender pacientes com hora marcada

Uma das novidades mais importantes e aplaudidas pelos moradores do bairro de Fátima é o atendimento com agendamento na Unidade de Saúde da Família Fátima I (USF). A proposta, implantada logo após a reforma da unidade pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem como objetivo eliminar filas de espera para as diferentes consultas médicas e especialmente humanizar o atendimento na rede de atenção básica.  “Essa ideia é muito boa, principalmente para quem trabalha no comércio e não tem tempo a perder no dia a dia para uma consulta médica”, afirma a comerciária Neusa Azevedo de Andrade, residente na Rua São José, no Fátima. Segundo ela nem sempre os patrões são tolerantes quando o empregado falta mesmo em caso de doença.