Pular para o conteúdo principal

Curso Profissionalizante atrai empreendedores do comércio regional

        A iniciativa da Faculdade de Ilhéus de oferecer o Curso Profissionalizante com o objetivo de qualificar mão-de-obra com foco no comércio, indústria e serviços, está atraindo cada vez mais trabalhadores e profissionais autônomos da região. O projeto iniciado em 2009 oferece aulas exclusivamente aos sábados, ministradas por professores da instituição, com duração de 10 meses e carga horária de 120 horas/aulas. Atualmente, seis turmas estão funcionando na Faculdade, nos turnos matutino e vespertino, nos horários das 8 às 12 horas ou das 15 às 19 horas.
  
     No próximo dia 09, serão iniciadas novas turmas com estudantes dos municípios de Itacaré, Uruçuca e Itajuípe. Empreendedores e funcionários do comércio de Ilhéus já participaram do curso e muitos deles resolveram dar continuidade à busca de conhecimento e aperfeiçoamento em cursos de graduação. As disciplinas oferecidas são Gestão de Qualidade, Gestão Empreendedora, Departamento Pessoal, Matemática Financeira, Negociação e Preço, Atendimento ao Público, Realização de Eventos e Estratégias Turísticas, Lógica Empresarial, Informática Empresarial e Mercadologia.

   “O nosso objetivo com esse projeto é preparar melhores profissionais para o mercado de trabalho”, explica o professor Almir Milanesi, diretor da Faculdade de Ilhéus. Segundo ele, a instituição avalia o crescimento regional e vê a necessidade de qualificar a mão-de-obra local e de cidades circunvizinhas, para que investidores que por aqui se instalem  possam aproveitar o material humano disponível nesta região. O sucesso é tão grande que pessoas graduadas já começam a se interessar em freqüentar as aulas, principalmente quando elas são formadas em áreas com pouca afinidade com o comércio, pretendem se inteirar de negócios da família ou abrir o próprio negócio.   

      A empresária Rosemary Moraes de Jesus, por exemplo, estava morando fora do País há 25 anos, e acaba de se instalar na cidade de Itacaré, onde constrói quitinetes e lojas. Por indicação de amigos, resolveu freqüentar o curso para se adaptar melhor às leis e ao sistema brasileiro, já que ela não trabalhava no período que viveu na Itália. A estudante Cláudia Santos Silva tem 16 anos, reside em Una e vem às aulas todos os sábados. “Preciso ter uma profissão, trabalhar, e ampliando conhecimentos vai ser mais fácil conseguir tudo isso:  trabalhar durante o dia e fazer uma faculdade à noite. Quero ser pediatra”, avisa.     

Por: Zé Carlinhos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.