Pular para o conteúdo principal

Ilhéus realiza Conferência Municipal do Emprego e Trabalho Decente

O primeiro e mais importante passo rumo à consolidação de políticas públicas voltadas para as áreas de trabalho, emprego, esporte e renda voltadas para Ilhéus foi dado na manhã desta quinta-feira (21) com a realização da I Conferência Municipal de Emprego e Trabalho Decente. Promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, o evento foi realizado no auditório da Justiça Federal, centro da cidade, e prestigiado pelo secretário de Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, pela deputada estadual Ângela Sousa, vice-prefeito Mário Alexandre, entre outras autoridades.
Cerca de 180 pessoas, entre representantes e colaboradores dos órgãos que compõem o sistema de Assistência Social e Trabalho no município participaram da abertura do evento que tem como foco o trabalho decente. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT) o trabalho decente é um trabalho produtivo e adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, sem quaisquer formas de discriminação, e capaz de garantir uma vida digna a todas as pessoas. O encontro faz parte da preparação para a 3ª Conferência Estadual de Emprego e trabalho Decente, que será realizada nos dias 22 e 23 de setembro, em Salvador.
A mesa de abertura dos trabalhos também teve como integrantes o vereador Marcus Flávio; o representante da sociedade civil organizada, Waldemir Santos Corrêa; o presidente do Sindicato dos Bancários de Ilhéus, Rodrigo Cardoso; do representante do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC-Ilhéus), Jamil Ocké,e do representante do Hospital Geral Luís Viana Filho, Gustavo da Silveira. Ao abrir oficialmente o evento, o secretário municipal de Assistência Social e Trabalho, Emenson Silva, deu as boas-vindas ao público, ao tempo que lembrou o grande desafio que o município tem pela frente. “Ilhéus vem se transfornando, graças ao trabalho realizado pelas equipes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) junto às comunidades, porém, sabemos que muito ainda precisa ser feito para aumentar a oferta de emprego e renda principalmente para os jovens”.
A coordenadora do Agenda Bahia do Trabalho Decente, Patrícia Lima, proferiu palestra sobre as ações desenvolvidas pelo órgão e destacou a erradicação do trabalho escravo e do trabalho infantil como eixos prioritários do Comitê Gestor do Agenda Bahia. “Gerar mais e melhores empregos, com igualdade de oportunidade e tratamento é uma das metas a alcançar”. Emenson Silva lembrou que esta é a oportunidade ideal para discutir o sistema normativo para a aplicação de políticas públicas e consolidá-las junto ao Governo do Estado, buscando oferecer mais cursos profissionalizantes aos jovens e promover outras ações de fomento ao emprego e à renda.
Em sua programação, a primeira Conferência Municipal de Emprego e Trabalho Decente contou ainda com a formação de grupos de trabalho, plenária para as apresentações das propostas e escolha de 10 delegados que participarão da Conferência Estadual. Ao todo, 77 municípios já realizaram suas conferências.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.