Pular para o conteúdo principal

Jogos Estudantis envolve mais de mil estudantes

 A 38ª edição dos Jogos Estudantis, envolvendo 27 escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, foi aberta na última terça-feira (21), na Vila Olímpica de Itabuna, com a participação de 1.100 alunos representando as modalidades de vôlei, basquete, handebol, futsal, natação, atletismo e judô. O evento é promovido pela Associação dos Profissionais de Educação Física de Itabuna e Região Sul – APEFI, em parceria com Prefeitura Municipal, através das secretarias de Esporte e da Educação.

A solenidade começou com desfile das equipes, seguida do hasteamento das bandeiras (do Brasil, da Bahia e de Itabuna) e a execução do Hino Nacional. Na sequência, dois grupos de Ginástica Rítmica, do Instituto Municipal de Ensino Aziz Maron – Imeam e do Colégio de Polícia Militar (COM) e dois grupos de dança, do Colégio Estadual Fêlix Mendonça e Josué Brandão, apresentaram coreografias que contagiaram o público na Vila Olímpica.

Durante a cerimônia, os alunos do Colégio de Polícia Militar conduziram a entrada da bandeira olímpica, que representa os cinco continentes e a união dos povos. Por fim, foi realizado o acendimento da tocha olímpica e o juramento dos alunos com o compromisso dos Jogos Estudantis. 

As competições tiveram início no mês de agosto, com as seletivas da modalidade de futsal, quando foram classificadas oito equipes para a fase dos Jogos Estudantis. As disputas oficiais começaram nesta quarta-feira (21), na faixa etária de 11 a 14, 15 e 16, 17 e 18 - masculino e feminino. As finais têm início no dia 3 outubro, com as disputas de handebol, vôlei, futsal e basquete e prossegue com as demais definições até o dia 6.

Finalidade

Itabuna é a única cidade do interior da Bahia a realizar a competição, que de acordo com o presidente da APEFI, professor Pedro Henrique Tavares do Nascimento, incentivam os alunos a uma melhor convivência em sociedade.

“O esporte para gente é meio e não finalidade para despertar o gosto pela modalidade esportiva. Além disso, envolve as crianças em atividades saudáveis, tirando da violência, das drogas. Então, nós não temos como objetivo formar atletas, mas de formar cidadãos”, revelou Pedro Tavares. 

O secretário de Educação Gustavo Lisboa ressaltou que, além da promoção social, o evento é importante para desenvolver a integração entre as redes de ensino. “Para o município, estar participando desse evento é também ratificar o trabalho realizado nas escolas municipais, e mais do que isso promover cada vez a socialização desses jovens com escolas de outras redes (estadual e privada)”, destacou o secretário.

Para a realização dos Jogos Estudantis, a secretaria de Esportes, através da Prefeitura de Itabuna está apoiando com a participação de alguns profissionais, além de colocar a disposição, a estrutura da Vila Olímpica. “A prefeitura através da secretaria tem incentivado toda a prática esportiva e não poderia ser diferente com a realização dos Jogos Estudantis, que tem a participação grande de estudantes”, revelou Alcântara Pelegrini, secretário da pasta.

Escolas
       
        Das 27 escolas participantes, seis foram desclassificadas na seletiva de futsal e 21 participam dessa fase de disputas. São elas: Centro de Atenção Integral à Criança – CAIC; Instituto Municipal de Ensino Aziz Maron – IMEAM; Colégio Estadual de Itabuna; Colégio Josué Brandão; Colégio da Polícia Militar – COM; Centro Estadual de Educação Profissional; Colégio Estadual Maria de Lourdes Veloso; 

Colégio Estadual Fêlix Mendonça; Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães; Colégio Dona Amélia Amado; Colégio Estadual Armando Freire; Colégio Batista de Itabuna; Escola Carrocel; Colégio Integrado Oscar Marinho Falcão; Colégio Sagrado Coração de Jesus; Colégio Padre Carlo Saleiro; Ação Fraternal de Itabuna e Centro Estadual de Ensino Profissionalizante.
Por: Viviane Cabral – Fotos: Vinicius Borges 21/09/11
www.itabuna.ba.gov.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.