Pular para o conteúdo principal

Feira de Saúde no Caic promoveu serviços fundamentais a comunidade

 
A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento da Atenção Básica realizou na semana passada, uma Feira de Saúde no Centro Integral à Criança - Caic Jorge Amado, com os serviços de aferição arterial, teste de glicemia, além de atendimento com psicólogo e nutricionista. O evento mobilizou 30 profissionais, entre médicos, enfermeiros, agentes comunitários e de endemias.

A partir da realização dos serviços básicos oferecidos na feira, os moradores foram avaliados para verificar a necessidade de encaminhamento a um clínico geral, e se necessário um acompanhamento médico específico. Como parte das ações previamente orientadas, uma equipe de combate a dengue desenvolveu uma série de atividades educativas para a comunidade.

De acordo com a integrante da coordenação da Atenção Básica de Itabuna, Érica Cristina Melhado, o evento contou ainda com a participação dos agentes comunitários, que tem um papel importante na sociedade, já que ele é responsável pelo elo entre as pessoas e a unidade de saúde. “A nossa intenção foi de atender os moradores dos bairros Sarinha, Jardim Primavera e São Caetano, que abrange toda a Unidade Básica de Saúde Lourdes Alves”, revelou Érica.

Parceria

Para realizar a Feira de Saúde, a Atenção Básica contou com o apoio do Lyons Clube de Itabuna, que segundo a presidente da instituição, Ivone Montenegro tem como objetivo incentivar e acordar a comunidade para a questão de educação e de prevenção da saúde. 

“Uma das grandes preocupações do Lyons Internacional é com a qualidade de vida tanto nossa, como das gerações futuras, e a gente só consegue isso através da educação. Então é função do Lyons incentivar essa prática educacional, fazendo com que as pessoas se cuidem e tenham a cultura de olhar pela saúde da família” declarou Ivone Montenegro.

Por: Viviane Cabral – Fotos: Vinicius Borges 11/10/11
 
Itabuna autorizada para emitir licenciamento ambiental
centro de itabuna, cortado pelo Rio Cachoeira
 O Conselho Estadual de Meio Ambiente (Cepram) divulgou a resolução 4.210 reconhecendo a competência do município de Itabuna para exercer o licenciamento das atividades e empreendimentos de impacto ambiental no nível três. O exercício da competência está condicionado à conformidade e exigências da legislação federal e estadual. 

Até a integração do município ao Sistema Estadual de Informações Ambientais (SEIA), a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente deverá enviar ao conselho um relatório semestral de todos os processos ambientais analisados.  

Segundo o diretor de Licenciamento e Fiscalização da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Nelson Carvalho, com isso Itabuna passa a atuar através do sistema de gestão compartilhada e de forma integrada com os órgãos que atuam na fiscalização ambiental na Bahia.

A novidade para ele, é que o município começa a atuar com competência de nível três, ou seja, com a emissão de licenciamento de projetos considerados de alta complexidade, num reconhecimento ao esforço realizado pelo governo municipal e que vai permitir atrair empreendimentos de médio e grande porte para Itabuna.

Explica ainda, que o licenciamento obedeceu ao preenchimento de uma série de exigências e requisitos como, por exemplo, a aprovação do Código Municipal e do Plano Diretor de Meio Ambiente, criação e operacionalização do Conselho de Meio Ambiente e a montagem de uma equipe  técnica de fiscalização. O município só não implementou ainda a operacionalização do Fundo Municipal de Meio Ambiente.
Por: Kleber Torres - Fotos: 10-10-2011   
www.itabuna.ba.gov.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.