Pular para o conteúdo principal

Mutirão mobiliza moradores do Daniel Gomes contra dengue


 
 Mais uma vez, Itabuna sai na frente na luta contra a dengue. A  Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Defesa Civil, promoveu com apoio de voluntários e lideranças comunitárias, um mutirão de Combate a Dengue no bairro Daniel Gomes, com o objetivo de sensibilizar a comunidade para o risco da proliferação do mosquito Aedes Aegypti. 

Segundo o coordenador da Vigilância à Saúde, Florentino Souza Filho, o trabalho envolveu a realização palestras, além das ações educativas, através de visitas de casa em casa e distribuição de folhetos, culminando com uma grande faxina para a retirada de mais de quarenta sacos de lixo. O material foi levado para reciclagem ou descarte no lixão da cidade.

A presidente da Associação de Moradores do Bairro Daniel Gomes, Maria Luzia de Araújo, Zefa,  explica que os moradores foram mobilizados e participaram de forma intensiva das atividades que marcaram o mutirão na comunidade visando a erradicação dos focos do  mosquito causador da doença. 

Ela ressalta que “as pessoas estão se conscientizando sobre a gravidade do problema e estão contribuindo para que a dengue não seja mais um risco para a vida da comunidade”. Zefa também elogiou a participação e o esforço dos voluntários, em especial dos Agentes de Endemia, que participaram do mutirão, que teve o apoio decisivo da Secretaria de Saúde e do Governo Municipal.

Medidas de combate a dengue:        

• Mantenha as caixas d’água sempre fechadas;
• Remova folhas e materiais que possam impedir a passagem da água pelas calhas
● Não deixe a água da chuva acumulada sobre as lajes;
• Lave semanalmente por dentro com escovas e sabão os tanques utilizados para armazenar água;
• Encha de areia os vasos e pratos com plantas;
• Guarde garrafas destampadas com a abertura pra baixo; 
• Não deixe água acumular em pneus, vasos e outros recipientes;
 
Parceria viabiliza curso de
inglês e francês
 
A Prefeitura de Itabuna desenvolve, através da Divisão para a Juventude da Secretaria da Assistência Social, uma parceria com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias visando à oferta de cursos básicos de Inglês e Francês para os jovens, com foco na capacitação para o mercado de trabalho. As inscrições podem ser realizadas na Divisão da Juventude até o dia 22 de novembro, com a oferta de 200 vagas.

A secretária de Assistência Social, Marina Silva ressalta  que o projeto tem como objetivo oferecer cursos inclusivos, que possibilitem diminuir as desigualdades sociais, econômicas e culturais para os jovens de baixa renda, formando ao mesmo tempo profissionais que concorrerem em nível de igualdade  e, consequentemente, podem ser inseridos no mercado de trabalho, com o domínio de mais uma  língua. 

Ela observa que além da capacitação profissional,  os cursos oferecem a oportunidade de um intercâmbio cultural em sala de aula, uma vez que os professores  são oriundos dos Estados Unidos, Bélgica e outros países, o que possibilita uma troca de informações e de experiências importantes com os alunos.

Para Chefe da Divisão para Juventude, Sérgio Fontes, o curso revela o empenho do governo municipal no que diz respeito ao atendimento das necessidades desse segmento de nossa sociedade, além de abrir uma importante parceria institucional com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos Dias, que atua em diversos países. 

“É um esforço conjunto, que visa à melhoria na qualidade de vida e o enriquecimento cultural dos jovens” afirma Fontes, explicando que os cursos são ministrados no turno da noite, as terças e sextas-feiras. As atividades didáticas são gratuitas e realizadas no anexo do templo na avenida Princesa Isabel, São Caetano, com duração de seis meses.  

A metodologia prevê que cada aluno inicie o seu curso a partir de um ponto de partida fácil, identificado no diagnóstico preliminar a que será submetido e se desenvolve de acordo com a sua capacidade, proporcionando um aprendizado simples e eficaz da língua inglesa e francesa, primeiramente, ouvindo e repetindo os sons, posteriormente trabalhando a escrita e depois, aprendendo gradativamente palavras, frases e orações. A gramática é estudada somente depois que o aluno já domina todas as estruturas do idioma que estuda.

Por: Kleber Torres   - Fotos:                    16-11-2011
www.itabuna.ba.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.