Pular para o conteúdo principal

Lavagem das escadarias da Catedral atrai multidão

Depois da realização da Puxada do Mastro, no último dia 8, na Estância Hidromineral de Olivença, mais um rito que integra as homenagens a São Sebastião, santo padroeiro dos estivadores e machadeiros de Ilhéus, foi cumprido no último sábado (14). Centenas de pessoas se reuniram na Praça Dom Eduardo, centro da cidade, para participar dos festejos da Lavagem das escadarias da Catedral de São Sebastião. Promovido pelo Sindicato dos Estivadores, com o apoio pela Prefeitura de Ilhéus, o evento reuniu nativos, e principalmente, turistas, que puderam participar de um momento marcante no calendário festivo do município
.
O evento foi iniciado em frente à sede do Sindicato dos Estivadores, na avenida Dois de Julho. Mais de 200 baianas formaram o cortejo, que contou ainda com a presença dos estivadores, membros de entidades afro, entre elas Dilazenze, Mini Kongo e Zambiaxé; e de terreiros de candomblé da cidade, além de grupos de capoeira e as tradicionais carroças enfeitadas. O cortejo percorreu as principais ruas do centro até chegar à avenida Soares Lopes e seguir em direção à praça Dom Eduardo, local onde mais pessoas se juntaram a festa.

Tradicional participante do cortejo e lavagem, o prefeito Newton Lima liderou um grupo com a participação dos secretários de Governo, Alisson Mendonça; do Turismo, Paulo Moreira; da Educação, Lidiney Campos; da Assistência Social e Trabalho, Ari Silva Santos, o presidente da Fundação Cultural, Maurício Corso; os vereadores Zé Neguinho e Carmelita Ângela, além de assessores e políticos. Segundo Newton Lima, a lavagem das escadarias da Catedral representa a manifestação do povo de Ilhéus e hoje faz parte do calendário turística, atraindo milhares de visitantes para a cidade.

O secretário municipal do Turismo, Paulo Moreira, ressaltou o compromisso do prefeito Newton Lima com o turismo ilheense, proporcionando meios para a realização dos festejos. Para o secretário de Governo da Prefeitura de Ilhéus, Alisson Mendonça, o incentivo ao turismo e à cultura tem sido uma das prioridades do governo, no sentido de garantir as manifestações populares e incentivar a economia local.

Ritual festivo - Enquanto as baianas lavavam simbolicamente os degraus, com muita água de cheiro e pedidos de proteção a São Sebastião e aos orixás – já que é uma festa onde predomina o sincretismo religioso –, o cantor Lito Cruz e banda comandaram a festa em cima do mini trio Mini Tom. Após cumprir o ritual, o cortejo e a multidão seguiram até a avenida Dois de Julho, onde barracas típicas e shows de artistas locais aguardavam o público para dar continuidade ao festejo.

A festa, realizada há mais de quatro décadas, é considerada uma junção entre o sagrado e o profano, em homenagem ao santo mártir. Enquanto que a Puxada do Mastro e a Lavagem das Escadarias da Catedral marcam esse sincretismo, a novena cumpre programação religiosa promovida pela Diocese de Ilhéus. Este ano, com o tema “Por uma igreja em estado permanente de missão” a novena segue até o dia 19, data dedicada ao santo.

Para o dia 20 estão programados alvorada de fogos às 0h, missa solene às 9h30min, procissão às 17 horas com saída da Catedral, percorrendo as principais ruas do centro, retornando à Catedral, e nova missa solene, a partir das 18h30min, que também será celebrada na Catedral de São Sebastião.
Da Assessoria
www.ilheus.ba.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.