Pular para o conteúdo principal

Discutido Plano de Saneamento e de Gestão de Resíduos Sólidos

    O Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (Comdus) esteve reunido na FTC, em Itabuna, sob a presidência do engenheiro Marcos Alan Ribeiro Farias, para apresentação do termo de referência aprovado pela Caixa Econômica Federal, do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos (PMGRS), que estão sendo elaborados através de um convênio com o Ministério das Cidades, com  um investimento de R$ 1 milhão.

Segundo Marcos Alan o projeto contempla o planejamento e a proposta de licitação para contratação de uma empresa que vai elaborar o PMSB e o PMGERS, assuntos que têm de ser discutidos com transparência, daí a importância da participação no debate do secretário de Planejamento, Fernando Vita, de representantes da Sedur e Emasa, além de integrantes do conselho municipal, que representam o conjunto da sociedade.
O chefe da seção ambiental da Emasa, Anderson Alves Santos, ao apresentar a proposta para os dois planos, informou que entre os  serviços a serem objeto dos estudos estão a questão do abastecimento de água, que envolve as atividades, infraestruturas e instalações necessárias ao abastecimento público de água potável, desde a captação até as ligações prediais e respectivos instrumentos de medição.
Ele disse ainda que o projeto de esgotamento sanitário contempla as atividades, as infraestruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, tratamento e disposição final adequados de esgotos sanitários, desde as ligações prediais até o lançamento final no meio ambiente, além de incluir a drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

O Plano Municipal de Gestão dos Resíduos Sólidos compreende a limpeza urbana e o manejo dos resíduos sólidos, bem como o  conjunto de atividades, infraestruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, transbordo, tecnologias de tratamento e destino final do resíduos domésticos e do resíduo originário de varrição e limpeza de logradouros e vias públicas, inclusive os resíduos da construção civil e de saúde.
O que é

    Formado por representantes do governo municipal e dos diversos segmentos da sociedade civil, o Comdus tem como atribuições participar na formação da Política Urbana Municipal, na Política de Proteção ao Meio Ambiente, à luz do conceito de Desenvolvimento Sustentável, por meio de recomendações e proposições de planos, programas e projetos, inclusive realizando gestões pela implantação ou reformulação do Plano Diretor do Município.

Por: Kleber Torres - Fotos: Valdyr Gomes  - 16-02-2012  
www.itabuna.ba.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.