Pular para o conteúdo principal

FICC Paixão de Cristo itinerante

A Paixão de Cristo promete emocionar o público itabunense este ano e terá mudanças em sua estrutura. O evento que vai acontecer no dia 6 de abril, a partir das 19 horas, é promovido pela Prefeitura Municipal de Itabuna e pela primeira vez está sendo produzido pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania – Ficc, em conjunto com a Diocese de Itabuna.

Segundo Fernando Caldas, diretor de projetos da Ficc e assistente de direção da peça, o espetáculo será apresentado de forma itinerante, com direito a efeitos especiais, como em Nova Jerusalém no Recife. O público vai poder acompanhar em tempo real todo o trajeto percorrido por Jesus Cristo desde o batismo, até a condenação e ascensão.

A Via Crucis contará com 12 estações. O percurso vai começar na Avenida Fernando Cordier (Beira Rio), passando pela Praça Camacan, em direção à Catedral de São José. ”Será um espetáculo à altura do que se faz no Brasil. A ideia é tornar o evento uma marca anual na cidade”, destaca Caldas. A Ficc vai distribuir panfletos contendo todo o roteiro do espetáculo para orientar a população.

Outra novidade apontada por Fernando Caldas é que os atores não terão suas falas dubladas e vão representar ao vivo com o auxílio de microfones, de forma a tornar o espetáculo o mais real possível. ”As interpretações serão mais teatrais”, explica.

O texto da peça também passou por algumas mudanças e foi adaptado para a primeira pessoa, no intuito de facilitar a compreensão do público. O evento é considerado pelo diretor complexo e grandioso, uma vez que para cada estação será necessária uma estrutura de palco, luz, som e projeção de imagens em alta definição. “Será um verdadeiro espetáculo a céu aberto”, diz.

Elenco

A peça vem sendo ensaiada há um mês no Centro de Cultura Adonias Filho e uma das novidades é a presença do ator global e filho da terra, Osvaldo Mil, que vai interpretar Jesus Cristo. O elenco, composto por 24 atores tem como destaque grandes nomes da esfera teatral grapiuna como Marquinhos Nô, Evaldo Batista, Jaffet Ornelas, Fátima Farias, Aldo Bastos, Jailton Alves, Walmir do Carmo e Jobson Vieira. Além disso, o espetáculo vai contar com cerca de 180 figurantes, vindos de diversas paróquias da cidade.
O espetáculo conta com a direção de Carlos Ngão, diretor de teatro formado pela UFBA, que também é especialista em iluminação, e a trilha sonora foi composta por Fernando Caldas, especialmente para o espetáculo.

Valorizando a prata da casa

Como formas de valorizar a qualidade do trabalho realizado pelos artistas da cidade, pela primeira vez o espetáculo está pagando cachê baseado na tabela do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado da Bahia, SATED-BA.

A presidente da Ficc Sandra Ramalho destaca a importância para Itabuna realizar espetáculos desse porte e aproveita para agradecer o apoio que vem recebendo do prefeito Capitão Azevedo para a promoção da cultura. ”É uma das metas da Ficc criar eventos com padrão de qualidade”, ressalta.

Para o ator Osvaldo Mil a iniciativa da Ficc em criar um espetáculo tão grandioso como este é de grande relevância para Itabuna. “A intervenção artística nas ruas da cidade pode causar um embelezamento no espírito das pessoas”, cita.

Osvaldo, que já representou Jesus há anos atrás no Itabunão, se diz emocionado em poder levar seu personagem arrastando a cruz pelas ruas da cidade onde cresceu. “É um personagem que há dois mil anos dita o pensamento do planeta. A história de Jesus Cristo é muito bonita e pretendo mostrar um Jesus bem humano”, finaliza.

Por - : Vera Rabelo - Fotos: Ficc – 21/03/2011

www.ficc.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.