Pular para o conteúdo principal

Prefeitura e Uesc firmam parceria para inclusão de alunos no esporte

Alunos da rede municipal de ensino de Itabuna, portadores de deficiências motora, intelectual e visual, são o público-alvo de um projeto cuja intenção é mostrar que nem sempre uma limitação física significa restrições para a prática esportiva. A Secretaria Municipal de Educação abriu as portas das unidades escolares para divulgar o Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid – um programa de inclusão social desenvolvido pela Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz), por meio de seu Núcleo de Esporte Adaptado.

O projeto foi apresentado nesta quinta-feira (15), à Secretaria de Educação de Itabuna, pelas professoras Joslei Viana Souza e Ivete Maria dos Santos. Elas explicaram como funciona a proposta e destacaram os benefícios que o esporte traz às pessoas com deficiência. Joslei observou que o programa é uma iniciativa do Governo Federal e oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas.

“Esse programa é a menina dos olhos do Ministério da Educação e tem como objetivo antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública”, afirmou. Jorlei é coordenadora do projeto e do Colegiado do Curso de Educação Física da Uesc. Ela acrescentou que, com a iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais. “O maior beneficiado é o aluno participante, não apenas pela inclusão social como pela prática do esporte que, além de interativa, é bastante saudável”, reforçou.

A chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Esporte, Maria de Lourdes Santana Silva, informou que inicialmente serão atendidos cerca de 200 alunos com idade a partir de oito anos. Eles participarão do esporte nas modalidades vôlei sentado (para pessoas amputadas), basquete sobre rodas, atletismo, futsal, bocha, judô, surf, goalball (uma modalidade específica para o deficiente visual) e ginástica artística e rítmica.

O programa será executado no Parque Desportivo da universidade e inclui atividades também para os acompanhantes dos deficientes.

Por Rosi Barreto – Fotos: Waldyr Gomes – 15/03/12
http://www.itabuna.ba.gov.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.