Pular para o conteúdo principal

Simpósio reúne ex-residentes e cirurgiões gerais no Hblem


 Com a finalidade de divulgar as atividades científicas realizadas no Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães (Hblem), o I Simpósio de Cirurgia Geral e I Encontro dos Ex-residentes do hospital reuniu o fundador da Residência Médica, João Antônio de Carvalho, o primeiro residente da unidade, Antônio Gabriel Oliveira, e demais profissionais, que compartilharam conhecimentos em torno da cirurgia geral. 

O centro de estudos, que leva o nome do fundador, completou 11 anos de fundação, reunindo ex-residentes e cirurgiões em palestras que vivenciaram a prática da cirurgia. No encontro foram exibidos vídeos e os profissionais acompanharam uma cirurgia ao vivo de colecistectomia por Single Port, coordenada pelo médico Luiz Henrique de Souza, de Goiânia.

De acordo com João Antônio de Carvalho, que atualmente atua como diretor médico do Hospital Espanhol, em Salvador, o simpósio agrega conhecimentos e profissionais, como Antônio Gabriel Oliveira, primeiro residente, que hoje integra o corpo clínico do Hblem na especialidade de urologia e cirurgia geral. “O simpósio teve o objetivo de divulgar o Hospital de Base e mostrar o que a unidade vem realizando atividades científicas”.

O atual coordenador do programa de Residência Médica e Cirurgia Geral, João Correia, revela que o profissional passa pelo programa durante um período de dois anos, na formação de cirurgia geral, que é pré-requisito para outras especialidades. “O evento consolida a residência, mostrando a comunidade o que o Hblem oferece a toda a região”, destaca.

De acordo com a presidente da Fundação de Assistência à Saúde de Itabuna (Fasi), Gilnay Santana, a residência do Hblem já tem 11 anos formando cirurgiões para todo o Brasil e até para outros países. Para o secretário de saúde Geraldo Magela, o evento foi uma oportunidade de “qualificação dos profissionais e expõe a possibilidade de transformar a instituição de referência no que diz respeito à preparação dos residentes em suas futuras especialidades”. O simpósio foi coordenado pelos médicos João Correia, Álvaro Albano e Paulo Medauar.

Temáticas
         As palestras percorreram as temáticas em torno da Otimização da Analgesia Pós Operatória; Evolução dos Procedimentos Cirúrgicos; Abordagem Laparoscópica da Doença do Refluxo; Abordagem Cirúrgica do Trauma Urológico; Tratamento Cirúrgico nas Doenças Inflamatórias Intestinais; Cirurgia Bariátrica; Urgências Urológicas Não-Traumáticas; Tratamento Endoscópico de Caledocolitíase. 

Por: Viviane Cabral / Fotos: Vinicius Borges 16/04/2012
                                                                                           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.