Pular para o conteúdo principal

Vigilância à Saúde prioriza ações contra a dengue


O Departamento de Vigilância à Saúde e a Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde de Itabuna mantém uma ação intensa para reduzir o número de focos do mosquito causador da dengue no município.

O combate ao vetor mobiliza 240 Agentes de Combate a Endemias, em um trabalho que também inclui ações de educação para que a comunidade também colabore, evitando deixar água parada em recipientes, caixas d’água sem tampa, plantas, garrafas e outros objetos, utilizados pelo mosquito para se reproduzir. De acordo com os dados da Vigilância, cerca de 90% dos focos de Aedes aegypti em Itabuna se encontram no interior de imóveis particulares.

O diretor do Departamento de Vigilância à Saúde, Antônio Florentino, explica que existem em Itabuna 109.398 imóveis cadastrados na zona urbana e outros 1.006 imóveis cadastrados na zona rural. Foram efetivadas este ano 1270 ações de bloqueio em imóveis com registro de focos, sendo feita a pulverização com bomba costal num raio de 30 metros.

Ainda como parte das ações do combate vetorial à dengue, foram realizadas aplicações com o fumacê em dez bairros e a pulverização com bomba costal em 100% dos imóveis nos bairros Novo Horizonte e Corbiniano Freire, que apresentavam índices elevados de infestação predial.

A Vigilância à Saúde contabiliza ainda 454 ações de tratamento e pulverização perifocal em pontos estratégicos, com 82 imóveis positivos para o mosquito Aedes aegypti. Foram ainda recolhidos 23.765 pneus, que estão tendo destinação adequada em um trabalho de parceria com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos. (Anip).

Por -  Kleber Torres    Fotos:                    09-05-2012


Prefeitura reinaugura USF do
São Pedro e anuncia mais reformas
  
                              
A Unidade de Saúde da Família (USF) Simão Fiterman, localizada no bairro São Pedro, em Itabuna, ganhou uma reforma completa realizada pela Prefeitura. Na reinauguração, nesta terça-feira (8), com a presença de representantes da comunidade, o secretário de Saúde Geraldo Magela assinou a Ordem de Serviço para a reforma de mais 11 unidades de saúde, no valor total de R$ 2.858.077,24.

A USF Simão Fiterman teve toda a sua estrutura interna e fachada reformada, com pintura e novos móveis, aplicação de revestimento em cerâmica no piso das salas de procedimentos médicos, além de reformas nas redes elétricas e hidráulica. O projeto contemplou ainda a ampliação da farmácia e a climatização de ambientes.

A partir de reivindicações da comunidade, o projeto passou a ser prioridade para o prefeito Capitão Azevedo, que considera uma ação estratégica melhorar a estrutura da rede básica de saúde para aliviar a pressão por atendimento ambulatorial nos hospitais. A unidade Simão Fiterman conta com clínico geral, dentista e enfermeiros.

Representantes da comunidade do bairro São Pedro aprovaram o trabalho realizado. É o caso da dona de casa Taísa Menezes, que realizou seu pré-natal na unidade e sempre procura atendimento nela. A presidente da Associação de Moradores do bairro, Ângela Vieira, destacou ter sido “um sonho realizado pela comunidade, que solicitou a melhoria”.

Ordem de Serviço

Durante a reinauguração da USF, o secretário de saúde assinou a Ordem de Serviço que autoriza a reforma de mais 11 Unidades Básicas de Saúde (UBS). De acordo com Magela, além da reforma física, que visa à melhoria dos espaços e a qualidade no atendimento da Atenção Básica, há um projeto que contempla a contratação de mais médicos, enfermeiros e técnicos.

Por Viviane Cabral Fotos: Vinicius Borges 09-05-2012




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RUI COSTA DO PT EM ITAPÉ NESTE SÁBADO

GOVERNADOR DO PT DA BAHIA EM ITAPÉ, SERÁ QUE VEM ANUNCIAR A DATA DA INAUGURAÇÃO DA BARRAGEM NA ESTIVA?. Do - itapenoticias.com.br  - No próximo sábado 02/04, o governador do estado, Rui Costa, visita Itapé onde vai inaugurar o moderno Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), unidade que vai integrar os trabalhos das polícias Militar e Civil, e reforçar a segurança no município. O distrito foi um pedido pessoal da prefeito Pedro Jackson Brandão (Pedrão) junto ao então Chefe da Casa Civil, no governo Wagner, onde Rui Costa não mediu esforços para viabilizar o projeto, que agora será entregue à população. Encontro escolar  – Logo após a inauguração, o governador também vai visitar o colégio estadual CCAMS. O objetivo da visita é estabelecer uma maior aproximação com a comunidade escolar, afirmando o compromisso do Pacto pela Educação na Bahia.              Imagem interna do DISEP Inaugura...

Regime estatutário passa em 1º turno no Legislativo itabunense

Após oito horas de discussão e com placar de 11 a 10, o Legislativo aprovou, em primeiro turno, a migração do regime celetista para o estatutário na administração pública itabunense. A votação foi concluída às 23h de ontem, 05. Por acordo de lideranças, o segundo turno do projeto de lei, o qual também institui o Estatuto do Servidor, deve ocorrer na próxima semana, dia 10/09. Na Casa, a proposta do Executivo recebeu 150 sugestões, agrupadas em 35 emendas. No Plenário, houve a retirada de dispositivos como o que compensava jornada extraordinária com banco de horas; manteve-se o benefício do triênio por tempo de serviço a partir da nova lei (a Oposição cogitava anuênio e data da posse do servidor, respectivamente). A estratégia oposicionista era apoiar “somente as emendas que melhoraram o projeto” e, em seguida, rejeitar o texto integral. Tudo para evitar que, caso o projeto de lei seja aprovado, prevalecesse o texto emendado e não a proposta original do Executivo. ...

Unidade Saúde elimina filas ao atender pacientes com hora marcada

Uma das novidades mais importantes e aplaudidas pelos moradores do bairro de Fátima é o atendimento com agendamento na Unidade de Saúde da Família Fátima I (USF). A proposta, implantada logo após a reforma da unidade pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem como objetivo eliminar filas de espera para as diferentes consultas médicas e especialmente humanizar o atendimento na rede de atenção básica.  “Essa ideia é muito boa, principalmente para quem trabalha no comércio e não tem tempo a perder no dia a dia para uma consulta médica”, afirma a comerciária Neusa Azevedo de Andrade, residente na Rua São José, no Fátima. Segundo ela nem sempre os patrões são tolerantes quando o empregado falta mesmo em caso de doença.