Pular para o conteúdo principal

Projetos proíbem transferência de concessão de rádio e TV para terceiros

Alguns projetos em tramitação na Câmara pretendem proibir a subconcessão, arrendamento ou aluguel de serviços de rádio e TV. Um deles é de autoria do deputado Assis Melo, do PCdoB do Rio Grande do Sul. 

A Constituição Federal estabelece que os serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens são públicos, podendo ser explorados diretamente pela União ou por particulares, mediante autorização, concessão ou permissão. 

Por isso, Assis Melo chama de traição a esse processo público a prática de transferir a terceiros parte da programação, burlando o ordenamento legal e concedendo a alguém que não passou pelo crivo do poder público a faculdade de prestar um serviço importante para a população brasileira.
"Do jeito que está, apenas grandes grupos podem ter acesso, enquanto que uma grande parcela da população e de segmentos importantes da população não têm acesso. Então, na verdade, nós não queremos proibir o acesso, nós queremos é que mais pessoas tenham condições, outros segmentos tenham condições de usufruir, já que é um espaço concedido, já que é uma concessão pública. Nós temos que buscar um entendimento e uma regulamentação para isso."
Os grupos evangélicos, principais arrendatários de espaços nas emissoras de rádio e TV, prometem reagir a essas propostas. Silas Malafaia, pastor-presidente da Assembleia de Deus Vitória em Cristo e vice-presidente do Conselho de Pastores do Brasil, considera a iniciativa uma tentativa de cerceamento.
"Não é nada mais nada menos do que isso: tentativas de cerceamento, de patrulhamento e de controle pelo Estado. Quer dizer que o Estado dá uma concessão e vai passar a patrulhar e a controlar a concessão que ele dá? Tem que valer para tudo. Se está valendo só para questões de comunicação, é demagogia e hipocrisia de quem quer controlar."
O projeto de lei que proíbe o arrendamento de espaços de radiodifusão está apensado a outros e aguarda análise dos deputados da Comissão de Educação e Cultura.

Em Itabuna 


Em Itabuna, muitas emissoras de rádio usam esse sistema, princiaplmente, vendendo o espaço a pastores de igrejas evangélicas, onde o segmento e unico. A concessão é para atingir todas as correntes da sociedade.  É uma excelente emenda de parabéns, os seus atores. Afinal de contas temos que dar dignidade ao profissional de comunicação.

De Brasília, Marise Lugullo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.