Pular para o conteúdo principal

Ficc lança livro sobre história da ferrovia da Região Cacaueira

A Prefeitura de Itabuna e a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc), lançam domingo (13), às 19h, na Livraria Nobel do Shopping Jequitibá, o livro ‘Os caminhos de ferro: a história da ferrovia na Região Cacaueira da Bahia’, de Manoel Tenório Junior.

O livro retrata a historia da ferrovia sob a ótica da abordagem característica da história econômica, onde o trem surge como um importante vetor para o crescimento e distribuição de mercadorias, com destaque para a exportação do cacau. Para Tenório, o trem sedimentou a região como primária exportadora. “A ferrovia veio fazer o papel de corredor agrário exportador”, comenta.

A obra resultou da monografia apresentada pelo autor na conclusão do curso de História na UESC em 2003, que posteriormente passou por uma pesquisa mais refinada para seu Mestrado em Cultura e Turismo na mesma universidade em 2005. O trabalho apresentado foi apreciado pelo escritor e ex-presidente da Ficc, Cyro de Mattos, que na época o convidou para escrever um livro sobre a história da ferrovia na região cacaueira com o selo da Fundação.

Para o historiador pernambucano, que mora há 26 anos em Itabuna, o livro compõe um importante capítulo da história do sul da Bahia, onde o trem proporcionou desenvolvimento, tanto na produção de cacau, quanto na criação do trajeto urbano de várias cidades da região sul, dentre os quais se podem destacar Itabuna, Ilhéus, Itajuípe e Uruçuca.

O longo período de pesquisas sobre as ferrovias valeu a pena para o autor porque servirá de acervo para estudantes e pesquisadores da região. ”Espero que seja disseminada a história da ferrovia, criando assim, uma referência para posteriores pesquisas e também um norte para estudantes de escolas em todos os níveis”, finaliza.

Minicurrículo do autor

Manoel Ursino Tenório de Azevedo Junior nasceu no Recife e mora em Itabuna desde 1986. Mudou-se para a Bahia quando passou no concurso para analista judiciário. Formado em Economia (Unicap/UESC) e História (UESC), também é Mestre em Cultura e Turismo (UESC/UFBA).

O historiador carrega em sua história de vida uma intimidade com as estradas de ferro. Seu avô materno foi trazido de Portugal por ingleses para trabalhar em uma empresa responsável pela instalação e operação de linhas de bondes na capital pernambucana. Além disso, quando criança Manoel vivenciou o fluxo constante dos trens de cargas que traziam riquezas para o Porto do Recife, pois a estrada de ferro da capital pernambucana passava a metros do quintal de sua casa.


Por Karina Lins - Foto: arquivo do autor – 08/08/2012
www.fcc.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RUI COSTA DO PT EM ITAPÉ NESTE SÁBADO

GOVERNADOR DO PT DA BAHIA EM ITAPÉ, SERÁ QUE VEM ANUNCIAR A DATA DA INAUGURAÇÃO DA BARRAGEM NA ESTIVA?. Do - itapenoticias.com.br  - No próximo sábado 02/04, o governador do estado, Rui Costa, visita Itapé onde vai inaugurar o moderno Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), unidade que vai integrar os trabalhos das polícias Militar e Civil, e reforçar a segurança no município. O distrito foi um pedido pessoal da prefeito Pedro Jackson Brandão (Pedrão) junto ao então Chefe da Casa Civil, no governo Wagner, onde Rui Costa não mediu esforços para viabilizar o projeto, que agora será entregue à população. Encontro escolar  – Logo após a inauguração, o governador também vai visitar o colégio estadual CCAMS. O objetivo da visita é estabelecer uma maior aproximação com a comunidade escolar, afirmando o compromisso do Pacto pela Educação na Bahia.              Imagem interna do DISEP Inaugura...

Regime estatutário passa em 1º turno no Legislativo itabunense

Após oito horas de discussão e com placar de 11 a 10, o Legislativo aprovou, em primeiro turno, a migração do regime celetista para o estatutário na administração pública itabunense. A votação foi concluída às 23h de ontem, 05. Por acordo de lideranças, o segundo turno do projeto de lei, o qual também institui o Estatuto do Servidor, deve ocorrer na próxima semana, dia 10/09. Na Casa, a proposta do Executivo recebeu 150 sugestões, agrupadas em 35 emendas. No Plenário, houve a retirada de dispositivos como o que compensava jornada extraordinária com banco de horas; manteve-se o benefício do triênio por tempo de serviço a partir da nova lei (a Oposição cogitava anuênio e data da posse do servidor, respectivamente). A estratégia oposicionista era apoiar “somente as emendas que melhoraram o projeto” e, em seguida, rejeitar o texto integral. Tudo para evitar que, caso o projeto de lei seja aprovado, prevalecesse o texto emendado e não a proposta original do Executivo. ...

Unidade Saúde elimina filas ao atender pacientes com hora marcada

Uma das novidades mais importantes e aplaudidas pelos moradores do bairro de Fátima é o atendimento com agendamento na Unidade de Saúde da Família Fátima I (USF). A proposta, implantada logo após a reforma da unidade pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem como objetivo eliminar filas de espera para as diferentes consultas médicas e especialmente humanizar o atendimento na rede de atenção básica.  “Essa ideia é muito boa, principalmente para quem trabalha no comércio e não tem tempo a perder no dia a dia para uma consulta médica”, afirma a comerciária Neusa Azevedo de Andrade, residente na Rua São José, no Fátima. Segundo ela nem sempre os patrões são tolerantes quando o empregado falta mesmo em caso de doença.