Pular para o conteúdo principal

Audiência pública para criação de RVS reuniu produtores do sul da Bahia em Coaraci

Com o intuito de discutir a implantação do Parque Estadual das Nascentes do Almada e Serra do Corcovado e a criação do Refúgio de Vida Silvestre (RVS) das nascentes do Almada foi realizada ontem (10), no município de Coaraci, uma consulta pública, promovida pela Secretária Estadual do Meio Ambiente (SEMA), através do INEMA.

Na oportunidade foram apresentados os estudos realizados na região para a implantação da Unidade de Conservação que visa incluir parte dos municípios de Almadina, Floresta Azul e Ibicaraí, num total de 13.484 hectares. A proposta de criação do Refúgio irá ampliar a proteção dos recursos naturais, inclusive a nascente do Rio Almada localizada na Serra do Sete Paus.

A audiência mobilizou diversos produtores da região, que com ânimos exaltados, destacaram a preocupação com as propriedades que estão situadas na área de abrangência do projeto. De acordo com a agricultora Maria do Carmo, da Serra do Corcovado, a intenção de todos é preservar com sustentabilidade, no entanto, desapropriar os agricultores familiares poderá agravar o problema social da região.

As propriedades existentes dentro dos limites do Parque Estadual das Nascentes do Almada e Serra do Corcovado que possuam titulação, de acordo com a proposta do governo, serão desapropriadas e indenizadas por meio da regularização fundiária. Já as propriedades particulares localizadas dentro do RVS não serão desapropriadas, desde que seus donos sigam as normas estabelecidas pela legislação.

O secretário de agricultura e reforma agrária de Coaraci, Venâncio Leal, destacou a importância da preservação e a preocupação do município em garantir aos produtores novas áreas de produção. “Nós estamos querendo um equilíbrio entre as duas questões, que atenda tanto ao meio ambiente, quanto os agricultores”, concluiu Leal. Fonte: Mercado do Cacau 



Por - Nancy Macedo 
TV Mercado 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.