Pular para o conteúdo principal

DayHORC é referência para tratamento de Baixa Visão no Sul da Bahia


O Ministério da Saúde está investindo no diagnóstico e tratamento da Baixa Visão através do programa Viver Sem Limites, tendo realizado recentemente um Workshop de capacitação profissional para médicos, técnicos e gestores de saúde. Em Itabuna, o DayHORC disponibiliza diagnóstico, tratamento e acompanhamento especializado para Baixa Visão a partir da atuação profissional da oftalmopediatra, especializada em Baixa Visão, Luciana Pinto de Carvalho (CRM 13714). Em muitos casos, a médica recebe pacientes referenciados por outros médicos, clínicas e hospitais da região.

Diferentemente do que se imagina, a Baixa Visão não é patologia, mas sim um quadro em que o paciente apresenta um nível de visão igual ou pior que 20/60 ou campo visual igual ou pior que 20 graus no seu melhor olho, com a sua melhor correção. “Ou seja, a pessoa com Baixa Visão é aquela que, mesmo após tratamentos ou correção óptica, apresenta diminuição considerável de sua função visual”, explicou a médica oftalmologista, Luciana Pinto.

O diagnóstico de Baixa Visão geralmente ocorre ainda nos consultórios ou em avaliações clínicas de rotina dentro das Unidades de Saúde. Habitualmente, o diagnóstico é concluído junto ao oftalmologista especializado em Baixa Visão, responsável, portanto, pelo acompanhamento e prescrição de recursos ópticos. Para este paciente, pode ser orientado o uso de óculos especiais, lupas, sistemas telescópicos, próteses visuais, além de auxílios como bengalas e suportes para mobiliário.

“O oftalmologista é o responsável por prescrever estes auxílios, no entanto, o treinamento para adaptação é normalmente realizado por pedagogos e terapeutas especializados”, relatou Luciana Pinto.
Sobre o Workshop de Baixa Visão, ocorrido no início de deste mês de dezembro em Recife (PE), o DayHORC, através da Fundação Regina Cunha, foi o serviço escolhido pelo Ministério da Saúde para realizar o treinamento. A especialista Luciana Pinto foi a oftalmologista que integrou a ação, chamada, inclusive, durante o treinamento, para ministrar aulas práticas no Ambulatório utilizado no workshop.


Maior incidência

A Baixa Visão pode atingir pacientes de todas as idades, podendo ser congênita ou adquirida. “O bebê pode nascer com baixa visão ou mesmo o idoso ser diagnosticado com Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)”, explicou a oftalmologista.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, no Brasil, a prevalência de cegueira na população é de 0,3% e de Baixa Visão, 1,7%. Para o Ministério da Saúde, a maior parte da população considerada cega tem, na verdade, Baixa Visão e é, a princípio, capaz de usar sua visão para realizar tarefas. Para cada pessoa cega há, em média, 3 ou 4 com Baixa Visão. Apesar de não haver um público-alvo, a prevalência de doenças oculares que levam ao comprometimento da visão cresce com o avanço da idade. As taxas maiores de cegueira e Baixa Visão são observadas com o aumento da vida média da população.


Por - Jack Simões

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.