Pular para o conteúdo principal

Propostas para nova ponte serão abertas em 15 de abril

Está marcado para o dia 15 de abril, o ato de abertura das propostas técnicas das empresas interessadas em participar da construção da nova ponte entre o centro de Ilhéus e o bairro do Pontal, antiga aspiração da comunidade do município e obra considerada imprescindível para o desafogo do trânsito na direção da zona sul do município. A abertura das propostas, etapa essencial do processo de licitação, torna ainda mais factível a previsão de que a ordem de serviço para o início das obras possa ser assinada ainda neste semestre pelo governador Jaques Wagner. 

O prefeito Jabes Ribeiro recebeu a confirmação do prazo, além de outras importantes informações a respeito de obras fundamentais para o município ilheense, diretamente do secretário de Infraestrutura da Bahia, o vice-governador Otto Alencar, em reunião, na manhã desta terça-feira, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, da qual também participaram o chefe de Gabinete da Seinfra, Marcus Cavalcante, o diretor geral do Derba, Saulo Pontes, o presidente da Codeba, José Rebouças, e os secretários municipais Antonio Vieira, de Meio Ambiente e Urbanismo, e Isaac Albagli, de Desenvolvimento Urbano.

Ainda em relação à ponte, o prefeito tratou, na reunião, da questão das vias de acesso ao equipamento, tendo o vice-governador Otto Alencar autorizado o Derba a iniciar logo a elaboração do projeto de uma nova pista, que saindo das imediações da Praia do Cristo, irá até as proximidades do Porto e, dali, até a zona norte da cidade e à Rodovia Ilhéus-Uruçuca-BR-101. A pista, que deverá se chamar Via Portuária, permitirá o escoamento do tráfego da nova ponte, sem tumultuar a área do Centro Histórico de Ilhéus. O propósito da Prefeitura, de acordo com Jabes Ribeiro é, futuramente, elaborar um projeto para a construção de uma nova ponte sobre o Rio Almada, facilitando o acesso dos veículos também para a Rodovia Ilhéus-Itacaré. 

BR-415 E ARMAZÉM – Na mesma reunião, o prefeito e os secretários Isaac Albagli e Antonio Vieira receberam de Otto Alencar e do diretor-geral do Derba, Saulo Pontes, o pedido de apoio para a criação de um zoneamento especial, baseado no Plano Diretor de ilhéus, que dê proteção à área entre a nova pista projetada para a duplicação da BR-415 e o Rio Cachoeira. Este procedimento é considerado fundamental para que o Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) conceda a licença ambiental, com o que poderão ser acelerados os trabalhos para o início das obras de duplicação da rodovia.

O prefeito assumiu o compromisso de envidar todos os esforços para que o zoneamento solicitado seja concluído o mais rapidamente possível, de modo a contribuir para apressar o início das obras.
Do presidente da Codeba, Jabes Ribeiro recebeu a autorização para dar início ao projeto de transformação do armazém da empresa, no antigo Porto do Pontal, num espaço para abrigar equipamentos destinados à produção cultural e que deverá ser chamado de Porto das Artes. O armazém, hoje abandonado, irá receber obras que irão adaptá-lo para se adequar ao funcionamento de um Centro de Artesanato, de áreas para exposições e de um Memorial da Cultura Negra, com o objetivo de revitalizar aquela área vizinha ao Terminal Pesqueiro da Bahia Pesca. 

Os secretários Isaac Albagli e Antonio Vieira acreditam que será possível concluir as obras de requalificação do local num prazo máximo de 60 dias após a elaboração do projeto executivo.

ESTRADAS – Jabes Ribeiro aproveitou a reunião, que aconteceu na sede da Secretaria de Infraestrutura, para confirmar com a direção do Derba o seu pedido de cessão de uma patrulha mecânica, essencial para a recuperação e melhoria das estradas do interior do município de Ilhéus. Saulo Pontes afirmou ao prefeito que já liberou o transporte dos equipamentos, informando que eles devem chegar no máximo até esta próxima semana. 

A patrulha mecânica, composta por um trator de esteira, uma motoniveladora, um rolo compactador, uma pá carregadeira e quatro caçambas dará maior velocidade e eficiência aos trabalhos que já vêm sendo desenvolvidos para a melhoria das condições de tráfego das estradas das diversas comunidades do interior de Ilhéus. Com os novos equipamentos, será possível acelerar as obras e concluí-las antes que se inicie o período de chuvas mais fortes no sul da Bahia, o que evitará transtornos para a população dos distritos.

Da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unidade Saúde elimina filas ao atender pacientes com hora marcada

Uma das novidades mais importantes e aplaudidas pelos moradores do bairro de Fátima é o atendimento com agendamento na Unidade de Saúde da Família Fátima I (USF). A proposta, implantada logo após a reforma da unidade pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem como objetivo eliminar filas de espera para as diferentes consultas médicas e especialmente humanizar o atendimento na rede de atenção básica.  “Essa ideia é muito boa, principalmente para quem trabalha no comércio e não tem tempo a perder no dia a dia para uma consulta médica”, afirma a comerciária Neusa Azevedo de Andrade, residente na Rua São José, no Fátima. Segundo ela nem sempre os patrões são tolerantes quando o empregado falta mesmo em caso de doença.

Sistema viário ligando BR 324 a Águas Claras será aberto neste domingo

Do - Jornaldamidia.com.br -  Data:   30-08-2016 Faça um comentário O novo sistema viário é formado por uma via marginal à BR-324. (Foto: GOV-BA) O novo sistema viário BR-Águas Claras, mais uma obra do Governo do Estado em Salvador, será inaugurada neste domingo (4), às 9h, pelo governador Rui Costa. Executada pela  Companhia  de  Desenvolvimento  Urbano do Estado da Bahia (Conder), a obra integra a futura Avenida 29 de Março, via responsável pela ligação entre a Avenida Orlando Gomes, já duplicada pelo Governo, e a BR-324. Essas intervenções urbanas fazem parte da Linha Vermelha, corredor que vai ligar os bairros de Piatã e Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Com  investimento  de R$ 50 milhões, o novo sistema viário é formado por uma via marginal à BR-324, com extensão de 1,9 quilômetro incluindo um viaduto sobre a Rua Celika Nogueira, e um conjunto de vias totalizando 4,2 quilômetros, dispondo de alças de acesso à BR...

RUI COSTA DO PT EM ITAPÉ NESTE SÁBADO

GOVERNADOR DO PT DA BAHIA EM ITAPÉ, SERÁ QUE VEM ANUNCIAR A DATA DA INAUGURAÇÃO DA BARRAGEM NA ESTIVA?. Do - itapenoticias.com.br  - No próximo sábado 02/04, o governador do estado, Rui Costa, visita Itapé onde vai inaugurar o moderno Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), unidade que vai integrar os trabalhos das polícias Militar e Civil, e reforçar a segurança no município. O distrito foi um pedido pessoal da prefeito Pedro Jackson Brandão (Pedrão) junto ao então Chefe da Casa Civil, no governo Wagner, onde Rui Costa não mediu esforços para viabilizar o projeto, que agora será entregue à população. Encontro escolar  – Logo após a inauguração, o governador também vai visitar o colégio estadual CCAMS. O objetivo da visita é estabelecer uma maior aproximação com a comunidade escolar, afirmando o compromisso do Pacto pela Educação na Bahia.              Imagem interna do DISEP Inaugura...