Pular para o conteúdo principal

Gilberto Santana batalha para ampliar os espaços do Procon


Deputado sugere que estabelecimentos comerciais concedam espaços para a instituição

Projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa pelo deputado Coronel Gilberto Santana (PTN) torna obrigatória a cessão de espaço físico para instalação de postos de atendimento do Procon em shopping centers, supermercados, portos, aeroportos e outros centros comerciais. Isso poderá ser feito através de quiosques, desde que existam condições adequadas para o atendimento ao público. A medida se insere no trabalho que o parlamentar desenvolve com relação à proteção dos consumidores baianos, sabidamente vulneráveis perante os estabelecimentos comerciais.


O deputado estadual do PTN salienta que o Código de Defesa do Consumidor estabelece como "fim supremo" das relações de consumo o atendimento efetivo dos anseios e das necessidades dos consumidores, que precisam ter respeitados valores como o respeito à sua dignidade, a proteção dos seus interesses econômicos e a absoluta transparência e a harmonia nessas relações. Como isso infelizmente não acontece em inúmeros casos, pois há um desequilíbrio nas relações de consumo dada à desigualdade econômica das partes, cabe ao estado intervir – o que acontece através de órgãos específicos como o Procon.

EFICIÊNCIA – Porém essa intervenção estatal muitas vezes tarda, ou não acontece, pela distância física entre os órgãos de defesa do consumidor e o local em que a transação comercial defeituosa ocorre. Daí a sua iniciativa de obrigar os principais centros comerciais da Bahia dessas repartições que se instalarão em áreas previamente reservadas nesses locais que congregam contingentes expressivos de consumidores. A disponibilização dos Procons nesses locais é uma forma de diminuição do tempo levado para solucionar conflitos, às vezes gerados por desentendimentos ou que requerem meramente uma simples orientação.

Para Coronel Gilberto Santana, a maior proximidade dos postos ou balcões de atendimento acabaria ainda com a leniência dos maus comerciantes e maus prestadores de serviço que muitas vezes chegam a contar com a ineficiência estatal para lesar o consumidor, comportamento que a simples existência dos Procons nas proximidades de seus estabelecimentos inibirá.

O projeto de lei que elaborou possui sete artigos que disciplinam a proposta, que não pretende onerar pequenos centros comerciais, pois só estarão sujeitos à exigência da disponibilização de espaço aqueles centros e empreendimentos comerciais que possuam acima de 50 lojas. No caso dos supermercados, a matéria só atinge aqueles com mais de 10 mil metros quadrados de área construída e os postos do Procon instalados nesses estabelecimentos só atenderão aos conflitos e questionamentos ocorridos em suas dependências. Para os demais casos, os consumidores terão os demais postos ou centrais de atendimento do órgão.

O projeto prevê ainda que os estabelecimentos que já estão em funcionamento deverão se adaptar e ceder o espaço reclamado em até 90 dias após a publicação da lei decorrente da aprovação desse projeto. Multas são fixadas para a não observância dessas regras ou para a desobediência, que poderão ser cobradas em dobro (na reincidência) e levar até ao fechamento do centro comercial.

Fonte: Diário Oficial da Bahia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.