Pular para o conteúdo principal

LEITO DO RIO CACHOEIRA EM ITABUNA JÁ PODE PASTAR GADO



O Rio Cachoeira,, em Itabuna, não diferente de quase todos deste país, agora está nascendo capim em seu leito, já que as providencias não foram tomadas para a retirada  das baronesas e da sujeira que corre ainda em suas águas fedidas, e trazendo grandes transtornos e revoltas, em maior intensidade, em toda a comunidade ribeirinha, já que, o mau cheiro já está atingindo ao centro da cidade.

No governo anterior, de Azevedo, através da Emasa, existia  o projeto SustentaCidade que fazia cientificamente, através do Agrônomo, Agmenon Farias a retirada das plantas aquáticas, que eram transformadas em adubo orgânico, tratava-se de um excelente inciativa, e, que conseguia  amenizar o mau cheiro, com o uso das próprias baronesas. Elas tem dois ciclos: em desenvolvimento retira da água a sujeira, já como adultas morrem e poluem as águas. Era neste momento, que o projeto entrava em ação, com as suas ilhas localizadas na saída dos canais de esgoto que vão para o rio..  


Para conter as plantas aquáticas em grande quantidade,  estrategicamente, foi instalada uma barragem pneumática de contenção acima do bairro de Nova Ferradas, o que ajudou a elucidação do Projeto, que em pesquisa cientifica, comprovava que a ação fazia diminuir em 40% a poluição das águas do Rio Cachoeira. Para isso, também foi realizado um trabalho de conscientização com todos os ribeirinhos para não jogarem sujeira no rio, muitos deles abraçaram a causa. Medida, essa, que também foi estendida às escolas deste município. 

O projeto é da itabunense, filha do nosso saudoso, José Soares Pinheiro (Pinheirinho), professora Heloísa Pinheiro. Um projeto, que foi desenvolvido pela Emasa, através da gestão de Geraldo Bríglia, e que poderia retornar. 

A realidade é que o nosso Rio Cachoeira está morrendo, e as autoridades sentindo o cheiro da carniça de seu corpo em decomposição. Hoje com o capim, pode-se até  colocar gado em seu leito, o capim parece ser de ótima qualidade. Ai, está uma grande mudança!...            

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.