Pular para o conteúdo principal

APPI promove oficina de formação de monitores do Projeto Vida Viva

Preocupada com o aumento do adoecimento no local de trabalho, a direção da APPI/APLB-Sindicato tem buscado criar espaço de discussão e reflexão sobre a tríade vida/saúde/trabalho, fortalecendo os dirigentes sindicais dos municípios de Ilhéus, Una, Itacaré, Canavieiras e Uruçuca para atuar com os trabalhadores da base, na busca de condições e locais de trabalho que não adoeçam. Como parte desse trabalho, a APPI realizou nos dias 8, 9 e 10 de novembro, no município de Una, a oficina de capacitação e formação de monitores do Projeto Vida Viva.

O curso foi ministrado pela coordenadora nacional da Rede Vidaviva no Brasil, Mara Lira, e teve como principal objetivo enfrentar o desafio de promover ações concretas nos locais de trabalho que modifiquem as condições de serviço e a vida dos trabalhadores em educação. Durante a capacitação foram realizadas palestras, dinâmicas em grupos, relatos sobre os problemas do adoecimento e as realidades em cada uma das cinco cidades sob a jurisdição da APPI/APLB-Sindicato.

A presidente da APPI/APLB-Sindicato, Enilda Mendonça, informou que cursos de formação dessa natureza são fundamentais para refletir sobre os problemas que levam ao adoecimento no local de trabalho e ainda orientar sobre de que forma os líderes sindicais devem atuar para minimizar os riscos, os abusos e garantir a vida, os direitos e a integridade física dos trabalhadores. Explica Enilda Mendonça que desde muitos anos milhões de trabalhadores comprometem sua saúde e sua vida para atender às demandas das empresas, que tem desenvolvido formas cada vez mais sofisticadas de aumentar sua produção, produtividade e lucro.

A Rede Vidaviva, da qual participam diversos sindicatos, está propondo uma nova abordagem da relação entre vida, saúde e trabalho. O projeto pretende provocar a reflexão dos trabalhadores sobre as conseqüências do trabalho para sua saúde e sua vida e sobre a ação sindical e a organização dos trabalhadores no local de trabalho, imprescindíveis à mudança do quadro atual de adoecimento a que está exposto quem trabalha. Por esse motivo, a Rede Vidaviva está produzindo uma série de recursos formativos e comunicativos que visam estimular cada vez mais a aproximação entre sindicatos e suas bases.

 Da assessoria


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.