Pular para o conteúdo principal

Movimento inicia articulação para revitalizar o Clube Social do Pontal

Além das iniciativas dos moradores, em parceria com a Prefeitura de Ilhéus e outras instituições, voltadas para transformar o Pontal em um Bairro Criativo, incluindo a reforma da Praça São João Batista, a região da zona sul será beneficiada por recursos da ordem de R$ 43.565 milhões, provenientes PAC 2, para obra de saneamento básico.
 O Movimento Pontalense de Cidadania, organização comunitária do bairro do Pontal, deu início a uma articulação social e política com o objetivo de promover a revitalização de um dos mais importantes e tradicionais espaços locais: o Clube Social do Pontal (CSP).  Localizado na Rua Coronel Pessoa, o Clube foi fundado na década de 40 e, ao longo das décadas seguintes, acabou se transformando em um verdadeiro templo do carnaval popular e de inúmeros outros eventos festivos. Todavia, a partir da década de 1990, o espaço entrou em declínio, encontrando-se, nos dias de hoje, inteiramente abandonado.

Henrique Abobreira, líder do Movimento Pontalense de Cidadania e ex-vice-prefeito de Ilhéus, afirma que a proposta inicial é resgatar e requalificar o antigo clube para que, a partir daí, ele passe a funcionar como um diversificado centro cultural. “A ideia é criarmos um espaço integrado de artes e negócios que esteja a serviço da memória visual da localidade e do próprio conceito do Pontal como um Bairro Criativo”, explica.
Segundo Abobreira, as instalações do novo CSP também passariam a representar uma atração turística, além de abrigarem reuniões comunitárias, exposições e pequenas apresentações artísticas. O projeto é de iniciativa dos moradores e conta com o apoio da Prefeitura Municipal e de outras instituições, a exemplo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
No final da solenidade de assinatura da ordem de serviço para o início da obra de dragagem do Porto de Ilhéus, que aconteceu na última segunda-feira, dia 13, no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, Henrique Abobreira entregou ao prefeito Jabes Ribeiro um dossiê com os documentos que relatam as ações executadas em torno do assunto até o momento. Durante o seu pronunciamento, o chefe do Executivo ilheense se reportou ao tema, sinalizando que está atento ao projeto que defende a revitalização do Clube Social do Pontal. Na oportunidade, ele afirmou que participará ativamente “deste debate com a comunidade pontalense e com os segmentos organizados acerca da futura destinação daquele importante espaço”.
Abobreira informa, ainda, que após o fim do recesso legislativo da Câmara de Ilhéus, os vereadores que residem na zona sul da cidade vão requerer a realização de uma Sessão Especial para debater o resgate do Clube Social do Pontal. “Nesta sessão, que deverá acontecer em fevereiro, queremos aprofundar as discussões não apenas sobre a necessidade de revitalizar o CSP, mas, acima de tudo, sobre os primeiros esboços de um projeto verdadeiramente viável para o espaço”, diz.
Saneamento – Localizado na Zona Sul de Ilhéus, o Pontal – e demais bairros da região - será beneficiado por recursos da ordem de R$ 43.565 milhões, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A verba federal será utilizada na obra de esgotamento sanitário, uma das mais antigas reivindicações daquela comunidade. Além disso, a localidade vem sendo favorecida pelo Projeto Pontal Criativo, formatação conceitual que prevê, entre diversas outras ações, a realização periódica da Feira Integrada de Artes e Negócios e a reforma completa da Praça São João Batista, uma das mais importantes e tradicionais da cidade.
Outros benefícios pontuais também podem ser observados pela população no bairro do Pontal, como a regularização da coleta de lixo domiciliar, a melhoria no sistema de iluminação pública e a criação de uma faixa exclusiva para veículos (ônibus, táxis, vans e motocicletas) na Avenida Lomanto Júnior.

Secretaria de Comunicação (Secom)Ilhéus – 16.01.14

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.