Pular para o conteúdo principal

Amurc defendeu o atendimento imediato às principais demandas dos municípios


Durante o Encontro Regional de Orientação com os gestores municipais, realizado nesta sexta-feira (7) pela União dos Municípios da Bahia (UPB) em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e o apoio da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia – Amurc, o presidente da entidade e prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana destacou que o evento foi uma oportunidade para compartilhar as dificuldades vividas pelos gestores e buscar soluções efetivas.
O debate em torno dos aspectos relevantes na apuração e prestação de contas com base na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) norteou o encontro em Ilhéus, que teve a participação de prefeitos, vereadores e técnicos das equipes de governo municipal. Para o coordenador da Coordenadora de Assistência aos Municípios (CAM) do TCM, Antônio Dourado Vasconcelos os gestores devem estar atentos para atuar com a contingência das despesas logo no fechamento do 1º bimestre do ano, para que não venha ocorrer rejeição de contas no final do ano.

Ao mesmo tempo, o presidente do TCM, Paulo Virgílio Maracajá enfatizou a necessidade do envolvimento de deputados e senadores para mudar a legislação brasileira e, assim, evitar que as contas dos gestores municipais continuem sendo rejeitadas de forma contraditória. Segundo Lenildo, mais de 80 % dos municípios utilizam o recurso do Fundeb para cobrir os salários com Educação, enquanto os gastos com demais demandas do setor deixam de serem atendidas.
Lutas Municipalistas
Lenildo destacou que o Pacto Federativo é uma discussão para longo prazo, mas que começa agora a articulação para o seu novo desenho, porém é necessário discutir alternativas imediatas para a saúde, educação, transporte e segurança. “É preciso que o Governo Federal partilhe melhor os recursos para os municípios ou auxilie nas despesas com os programas federais”, ressaltou o presidente da Amurc, que repetiu a mesma fala no encontro realizado em Maceió, onde convocou os prefeitos a participarem do movimento de paralização das prefeituras no próximo dia 11 de abril, com o objetivo de chamar a atenção do Governo Federal para o repasse aos municípios.
Após a manifestação em abril, está prevista para os dias 16, 17 e 18 de maio a 17ª Marcha à Brasília, com a participação dos gestores municipais. O presidente agradece o imenso apoio da UPB, TCM, Prefeitura de Ilhéus e do Ciapra, e, em especial os prefeitos e prefeitas com suas equipes que lotaram o auditório do Centro de Convenções.
 

POR - Viviane Cabral - Assessora de Imprensa
AMURC - Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.