Pular para o conteúdo principal

Encontra-se em Ilhéus caravana que traz a história do Padre Cícero

Cerca de 60 relíquias de um dos símbolos religiosos do nordeste estão expostas no museu móvel instalado na Praça Dom Eduardo, até o próximo domingo, dia 27.  
 A Caravana do Meu Padim chegou a Ilhéus na quarta-feira, dia 23, e busca divulgar a vida do Padre Cícero, através de objetos pessoais, vídeos e documentários expostos no museu móvel que está localizado na Praça Dom Eduardo, em frente à Catedral de São Sebastião. O projeto ficará no município até o domingo, dia 27, e desde o dia 25, quando saiu de Juazeiro do Norte, já passou por locais como São Paulo, Aparecida do Norte, Canção Nova, Rio de Janeiro. Salvador a princípio é o próximo destino. 

No museu móvel, é possível encontrar cerca de 60 relíquias do padre, incluindo objetos pessoais, documentos e móveis, a exemplo do título de eleitor, atestado de óbito da mãe, oratório da casa em que residia e artifícios de celebração. A ilheense Ângela Gila comenta sobre a importância da caravana para a população: “é uma contribuição para a formação cultural dos moradores e dos turistas, nos traz maior conhecimento sobre Padre Cícero, uma grande personagem nordestino”.
Segundo o jornalista e coordenador do programa, Marcelo Fraga, o projeto busca ampliar o conhecimento das pessoas sobre a história do Padre Cícero. “Nosso objetivo é divulgar Juazeiro do Norte, o Padre Cícero, que independente de ser santo ou não, foi um homem a frente do tempo, tendo em vista que ele falou de economia, meio ambiente, desenvolvimento, industrialização, comércio, e hoje é tido pelos nordestinos como um santo”, informa.
“O Padre Cícero deve ser estudado e conhecido, é esse o nosso objetivo, além de divulgar o turismo religioso que tem em Juazeiro do Norte e ampliar essas fronteiras”, conclui Fraga.
Reabilitação do Padre Cícero - O coordenador informa também que outro objetivo é coletar assinaturas para encaminhar ao Papa Francisco, em Roma, pedindo a reabilitação do Padre Cícero, este que por, conta do envolvimento com a política, foi afastado das funções sacerdotais ainda em vida, o que não impede de ser considerado santo, principalmente devido ao milagre da beata Maria de Araújo em que a hóstia se transformava em sangue em sua boca, o que foi entendido como milagre não reconhecido pela igreja. 
Comunicação (Secom)-Ilhéus – 25.04.14

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.