Pular para o conteúdo principal

FAEG – Sul mobiliza municípios para o Sistema Municipal de Cultura

Com o propósito de articular os representantes municipais do Território Litoral Sul para que juntos, pensem ações e políticas públicas culturais, o Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais – FAEG tem realizado reuniões itinerantes visando a implantação do Sistema Municipal de Cultura. De acordo com o presidente do Fórum, Letto Nicolau, a iniciativa irá facilitar o acesso a captação de recursos para as atividades culturais em cada localidade.

A ideia é que, através da implantação do instrumento municipal de cultura nos municípios do Território, já interligados ao Sistema Estadual da Bahia, venha compor o Sistema Nacional de Cultura. A partir daí, segundo Letto, será mais fácil compartilhar e trocar informações, facilitar a gestão, o fomento e a participação de atores sociais na formulação, execução, acompanhamento e avaliação das políticas públicas culturais.


O assunto foi uma das principais temáticas debatidas por artistas, gestores e produtores de cultura da região, na reunião realizada em Itajuípe, que também discutiram sobre a formação e capacitação de cada um deles, para atuação em oficinas culturais. “Estamos organizando e preparando o setor cultural para que esses profissionais sejam inseridos nessa nova visão da Gestão Cultural, buscando uma efetiva participação e o reconhecimento da importância da cultura na economia do nosso país”, declarou Letto.

O encontro reuniu representantes do Poder Legislativo e contou com a participação da prefeita de Itajuípe e vice-presidente da Amurc, Gilka Badaró, que defendeu as propostas do FAEG, na medida em que possui uma importância muito grande para a população de Itajuípe e região, pois vem reconhecer e fomentar a cultura tradicional dessas localidades. A secretária de Cultura do município, Maria Angélica Pinto fez um chamamento a toda a sociedade local e regional para discutir a cultura e as propostas para os municípios.

Histórico

O FAEG surgiu no ano de 2009 após o curso de Gestão Cultural promovido pela Uesc em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura da Bahia (SECULT-BA). É um fórum de consulta, assessoria, gestão e discussão das políticas públicas de cultura do Litoral Sul, constituído por agentes, empreendedores, atores e todos os trabalhadores (as) da área de Arte e Cultura do Território Litoral Sul da Bahia.

Através da parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da Uesc e a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano - Amurc, o FAEG-SUL tem realizado cursos, oficinas, seminários na área de gestão cultural. A universidade tem ainda apoiado no transporte e na infraestrutura para a realização das reuniões itinerantes, com a participação e acompanhamento de representantes da instituição.

As cidades que integram o Território são: Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itajú do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Jussari, Maraú, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia, São José da Vitória, Uruçuca, Una e Ubaitaba.

A próxima reunião do FAEG-SUL será realizada no dia 14 de agosto, no município de Aurelino Leal.



Att,
Viviane Cabral - Assessora de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marinho questiona subutilização das arenas

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte (Cespo), pediu esclarecimentos sobre a manutenção das arenas com menor tradição futebolística, durante audiência pública realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, para debater a subutilização dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar questionou também o motivo pelo qual o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), é administrado pela Secretária de Turismo e o elevado preços dos ingressos, e lembrou ainda a proibição de um show na Fonte Nova, em Salvador (BA).  

DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES

CASSAÇÃO DELCÍDIO ACUSA RETALIAÇÃO, POR DELATAR SENADORES, E 'GANGSTERISMO' DE RENAN RITO DE CASSAÇÃO FOI CONSPURCADO POR MANOBRA TRAIÇOEIRA, DIZ ELE Publicado: 10 de maio de 2016 às 23:38 - Atualizado às 00:56 DELCÍDIO AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR RENAN CALHEIROS POR OBSTRUIR O RITO E CONSTRANGER SENADORES. (FOTO: BETO BARATA/AG SENADO) Do - Diário do Poder - Em nota que assinou com seus advogados, o ex-senador Delcídio do Amaral atribui a cassação do seu mandato, na noite desta terça-feira (10), ao “gangsterismo” do presidente do Senado, Renan Calheiros, e a “retaliação” por ele ter se tornado “colaborador da Justiça”. Delcídio foi cassado 74x0 votos no plenário do Senado. Ele ficou preso por 87 dias na Policia Federal sob a acusação de que teria tentado atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato. Foi solto apos celebrar acordo de delação premiada. “A maneira açodada com que se precipitou a sessão de cassação do mandato de Delcídio do A...

Prefeitura de Ilhéus prossegue com distribuição da merenda escolar

Nesta quinta-feira, dia 22, a alimentação será entregue nas escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, do Basílio e do distrito Santo Antônio.  A distribuição iniciou na terça-feira, dia  20, contemplando 10 unidades . A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), continua com a distribuição da alimentação nas unidades educacionais da rede. Nesta quinta-feira, dia 22, serão contempladas as escolas Herval Soledade, Emília de Brito, Paulo Freire, Pastor Guimarães, e as instituições do Bairro do Basílio e do distrito Santo Antônio. A merenda começou a ser entregue nesta terça-feira (20), beneficiando 10 unidades.